Sistema penitenciário paulista terá a primeira enfermaria destinada a casos graves

Inauguração será nesta quinta-feira, dia 15

qua, 14/01/2004 - 15h03 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária inaugura nesta quinta-feira, dia 15, às 15 horas, a primeira “Enfermaria de Graves” do sistema prisional de São Paulo, localizada no Centro Hospitalar, rua Dom José Maurício, nº 15, Carandiru.

O espaço, com capacidade para 14 leitos, destina-se aos casos mais graves que são transferidos da Secretaria de Segurança Pública e das unidades da Secretaria da Administração Penitenciária e que necessitam de cuidados médicos e de enfermagem durante as 24 horas do dia.

Reivindicação antiga do sistema prisional na área de saúde, o espaço foi reformado com verbas próprias da Coordenadoria de Saúde. A enfermaria de graves abrigará presos que até agora ocupavam vagas em hospitais públicos. Com a nova prática se elimina a necessidade de escolta e o constrangimento que isso acarreta aos demais usuários do atendimento público.

Na inauguração estarão presentes o secretário da Administração Penitenciária Nagashi Furukawa, a coordenadora de saúde Maria Eli Colloca Bruno, funcionários da área e convidados.

Data: Quinta-feira, dia 15 de janeiro de 2004
Horário: 15 horas
Local: Centro Hospitalar e Núcleo de Observação Criminológica do Sistema Prisional – Rua Dom José Mauricio, 15, Carandiru