Síndicos e zeladores recebem orientação da Sucen e Funasa no combate à dengue

Sucen é vínculada à Secretaria Estadual da Saúde

qui, 07/03/2002 - 17h26 | Do Portal do Governo

O combate ao mosquito da dengue nos condomínios do Estado de São Paulo está na pauta da oitava edição da Expo Síndico Condomínio, que começou nesta quinta-feira, dia 7, e vai até o próximo sábado, dia 9, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Técnicos da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), do Ministério da Saúde, estão presentes ao evento para distribuir folhetos informativos sobre a dengue.

O objetivo é promover ações preventivas de combate ao mosquito transmissor (Aedes Aegypti), esclarecer dúvidas e orientar síndicos, sub-síndicos, gerentes de patrimônio e zeladores sobre focos de larvas do mosquito, quais as ações preventivas e os sintomas da doença.

Segundo Ricardo Ciaravolo, pesquisador científico da Sucen, os moradores dos condomínios costumam pensar apenas em suas unidades autônomas, relegando as áreas comuns a segundo plano. ‘É aí que está o perigo, pois existem muitos locais propícios à reprodução do mosquito da dengue nas áreas externas do prédio’, afirma. Ciaravolo cita, como exemplos, caixas d’água mal vedadas, piscinas sem uso freqüente, ralos internos de esgotos, fossos de elevador, caixas de descarga sem tampa, canaletas de drenagem para água de chuva e plantas que acumulam água, como as bromélias.

O pesquisador afirma, ainda, que o síndico deve exercer o papel de agente de saúde pública do condomínio, auxiliando na conscientização dos moradores. ‘Os zeladores e demais funcionários precisam estar devidamente instruídos sobre as ações preventivas, pois são eles que exercerão efetivamente o controle nas áreas comuns do condomínio’, destaca Ciaravolo.

A VIII Expo Síndico Condomínio tem, neste ano, a participação de 300 expositores e deve receber cerca de 30 mil visitantes nos três dias. O estande da Sucen fica na esquina das ruas B e 6, próximo ao estande do INSS. Mais informações pelo telefone: (0XX11) 227-0622 ou pelo site da entidade www.sucen.sp.gov.br.