Simpósio Internacional discute psicologia ambiental

O encontro acontece de 18 a 21 de novembro, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/USP

qui, 31/10/2002 - 18h30 | Do Portal do Governo

A psicologia ambiental consiste em um domínio do conhecimento de alta relevância para a compreensão da temática sócio-ambiental, principalmente considerando-se os ideais de construção de sociedades sustentáveis. No entanto, dada a complexidade em que se inscreve esta problemática, não há uma correspondente clareza no entendimento do papel da Psicologia Ambiental como uma atividade científica articulada a esta compreensão, nem uma precisa definição de seu objeto de estudo e de suas fronteiras relativas.

O Simpósio Internacional ‘Psicologia e Ambiente – The Role Of Environmental Psychology In The Study Of Environmental Issues’, que acontece de 18 a 21 de novembro, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/USP, tem por objetivo fundamentar este entendimento a partir do estudo dos usos particulares de seus instrumentos na investigação científica, passando por uma identificação de suas funções, para chegar à formulação consensual de seu papel no estudo da temática ambiental.

Congregando participantes da Europa, das Américas e da África, visará subsidiar a busca criteriosa de instrumentais de intervenção para a transformação, local e global, de realidades ambientais indesejáveis e no fortalecimento das desejáveis. Ao término do simpósio, um Fórum realizado com participantes pertencentes a ONGs, secretarias do governo e organizações da sociedade civil, procurará sintetizar, através de uma carta de resoluções, relações entre as conclusões do simpósio e a sua aplicabilidade na solução da problemática sócio-urbana definida no Fórum.

Da redação de Pesquisa FAPESP