Servidores se formam por telecurso no Palácio dos Bandeirantes

Desde 1997, mais de 90 funcionários se formaram nas telessalas do Palácio

ter, 09/12/2003 - 19h12 | Do Portal do Governo


O desafio de concluir os estudos e galgar novos horizontes se tornou realidade para 23 novos formandos do Telecurso 2000, no Palácio dos Bandeirantes. Nesta terça-feira, dia 9, os estudantes receberam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio das madrinhas, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, e a diretora do Centro de Recursos Humanos da Secretaria da Economia e Planejamento, Edicléia Pimentel de Oliveira.

“Tenho muito orgulho de vocês, que são exemplo de perseverança. Que esse estudo engrandeça as suas vidas”, disse Lu Alckmin ao cumprimentar os dez formandos funcionários do Palácio dos Bandeirantes e 13 das secretarias da Economia e Planejamento, da Habitação e dos Transportes. Desse grupo, 10 alunos estão terminando o Ensino Médio e 13 o Ensino Fundamental.

Também prestigiaram o evento os secretários adjuntos das secretarias de Economia e Planejamento, Antônio Carlos Luque, e da Casa Civil, Floriano Pesaro. ”Assistimos aqui um show de vida, de humanidade, onde com o mínimo de apoio, mas muita força de vontade, vocês conquistaram esse grau de Educação. Ela é o caminho para o futuro”, disse Pesaro. Ele lembrou que o Estado tem “dado largos passos” em Educação e que atualmente são mais de 6 milhões de estudantes na rede estadual.

A oradora dos formandos do Ensino Fundamental, Marlene Aparecida Damane, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade. “Muito obrigada por ter nos dado essa oportunidade de crescer e de nos fazer acreditar que podemos muito mais do que imaginávamos”. Já o formando do Ensino Médio, Juarez da Silva Muniz, de 37 anos, contínuo do Gabinete do Governador, acrescentou: “É um sonho que estou realizando”,

Ele conta que foram vários obstáculos enfrentados, inclusive o preconceito, ao entrar no Telecurso com outros amigos. “A maioria desistiu, mas eu segui firme, pois quero um dia fazer uma faculdade”, disse.

Atualmente, há duas telessalas no Palácio do Governo. Os alunos do Ensino Fundamental estudam no período da manhã, entre as 9 e 10 horas. Já o Ensino Médio, fica para a turma das 17 às 18 horas.

Segundo a professora e supervisora das turmas, Deborah Martinez Griebler, os alunos já entram desistindo, pelas dificuldades do dia-a-dia, como conciliar trabalho, família e estudos. Ela explica que ao trabalhar com eles de maneira imparcial e com muita dedicação consegue realizar também seu sonho de educadora, que é a de formá-los. “Eles vêm sem perspectivas, mas vão se abrindo para novos horizontes, elevando a auto-estima e se esforçando cada vez mais ao descobrirem do que são capazes”, conta Deborah.

Entre uma das formandas estava Maria Lúcia B. J. Coutinho, que conquistou uma bolsa de estudos para cursar pedagogia e também uma melhor colocação dentro do funcionalismo. “Ela conseguiu um cargo de supervisora no Poupatempo de Itaquera. Suas conquistas são minhas também”, diz Deborah, que se orgulha de contar que entre seus mais de 70 alunos, três já estão cursando faculdade de Direito, Nutrição e Pedagogia.

Nessa turma de formandos há quatro com 60 anos ou mais, entre eles Maria Aparecida Oliveira dos Santos. Ela conta que, quando criança, queria ser médica, mas a situação nunca foi favorável, por ter de ajudar criar os irmãos mais novos, depois da morte da mãe. “Fiquei sem estudar, casei, tive meus filhos, e só agora concluí os meus estudos”, disse ela orgulhosa. Nos 28 anos de funcionalismo, prestes a se aposentar, ela pensa agora em cursar Técnico em Enfermagem, já que acredita ser um pouco tarde para começar Medicina.

Criação das Telessalas

As duas telessalas foram criadas no Palácio, no Governo de Mário Covas, em 1997, pela então Secretaria do Governo e Gestão Estratégica, que já formou 92 alunos. A iniciativa visa atender jovens e adultos que desejam completar a escolaridade até o nível médio e estimulá-los a seguir no Ensino Superior. Diariamente, os servidores se reúnem por uma hora e têm o acompanhamento da professora e orientadora.

As aulas são baseadas no ensino contextualizado e na relação dos participantes com o mundo. O curso oferece conhecimentos, competência intelectual e habilidades para a melhoria pessoal e exercício da cidadania. Ele prevê a eliminação de duas matérias por semestre. A iniciativa é supervisionada pela Secretaria da Educação.

Ao fim do evento, dez crianças do Projeto Guri, da Secretaria da Cultura, se apresentaram num solo de violão com músicas populares e natalinas. A regência foi do professor Fábio Hammerick, que trabalha com os jovens por meio do Posto de Orientação Familiar na Favela Paraisópolis, na Zona Sul da cidade.

Lilian Santos