Servidores estaduais recebem prêmios por inovação em Gestão Pública

Cerimônia foi realizada na noite desta segunda-feira, com a presença do governador Alckmin

seg, 22/11/2004 - 21h40 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou na noite desta segunda-feira, 22, na Sala São Paulo, o “Prêmio Gestão SP – Inovação na Gestão Pública no Estado de São Paulo”, em homenagem aos servidores que contribuíram para a modernização da administrativa do Estado.

No total, foram apresentados 39 finalistas, que concorreram com projetos ou atividades desenvolvidos em duas categorias: Modernização da Gestão Pública e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Desses, oito foram os vencedores (segue lista abaixo).

A iniciativa, inédita, é uma parceria entre a Secretaria da Casa Civil e a Fundap. Tem o objetivo de difundir e multiplicar boas práticas de gestão pública, divulgar e valorizar a experiência do gestor público, disseminar informações sobre temas da gestão pública e gerar conhecimento por meio de banco de dados, além de contribuir para o desenvolvimento da administração pública, em benefício do cidadão.

‘Esse prêmio é o coração do Governo de São Paulo, porque queremos inovar e modernizar. Nossa grande tarefa é a eficiência na máquina pública, fazer com que o dinheiro dos contribuintes seja utilizado da melhor maneira possível e, assim, desburocratizar e prestar serviços de melhor qualidade’, disse o governador.

Alckmin lembrou, como um dos projetos mais eficientes, a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), que permitiu a economia de R$ 400 milhões. Disse que a Secretaria de Segurança Pública comprou 700 carros para a PM, e que quatro montadoras disputaram o pregão, o que gerou uma economia de 28% para os cofres públicos.

O secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, informou, em seu discurso, que os 233 projetos inscritos poderão ser acessados no site www.premiogestao.sp.gov.br.

Disse ainda que a próxima edição da Revista SPGOV será totalmente dedicada aos projetos premiados, e que o Governo vai dar todo o apoio para os ganhadores participarem do prêmio oferecido pela ONU para o serviço público ‘representando a nível internacional as conquistas feitas pelo Governo de São Paulo.’

Durante o evento, o governador assinou um decreto alterando o nome do prêmio para Premio Mário Covas ‘em homenagem àquele que fez uma revolução na administração pública de São Paulo’.

Na categoria Modernização da Gestão Pública os trabalhos foram classificados dentro dos seguintes temas: desburocratização – ações de racionalização dos processos administrativos que busquem maior eficiência e agilidade no serviço público; eficiência no uso dos recursos públicos – ações que melhorem o uso dos recursos públicos; atendimento ao cidadão – ações voltadas à qualidade do serviço prestado ao cidadão; gestão de recursos humanos – ações direcionadas à valorização da carreira do servidor público.

Na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, os trabalhos se qualificaram em: infra-estrutura – ações para a melhoria e a ampliação dos recursos básicos de tecnologias da informação e comunicação no Estado; transações internas – ações direcionadas ao desenvolvimento e integração de processos e sistemas de informação intersetoriais; transações para a sociedade – ações para a expansão da oferta de serviços eletrônicos a cidadãos, servidores, fornecedores e outros níveis de governo; inclusão digital – ações que têm por objetivo capacitar os cidadãos do Estado para o exercício efetivo da sua cidadania, por meio do uso de recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Os vencedores receberam cada um produto e serviço no valor de R$ 8 mil cada um para a utilização no projeto, iniciativa ou unidade premiada.

Confira os premiados:

Modernização da Gestão Pública

  • Central de Atendimento de Informações Educacionais, da Secretaria da Educação – Esse projeto vem melhorando a qualidade do atendimento do cidadão na área da educação. A central atende um milhão de pessoas.
  • Eficiência na Dispensação de Medicamentos para Pacientes Ambulatoriais do Hospital das Clínicas, em parceria com a Prodesp – Garante boa gestão e tecnologia assegurando maior eficiência no uso dos recursos públicos na área de assistência farmacêutica.
  • Programa São Paulo – Um Estado de Leitores, da Secretaria da Cultura – O projeto conta com a ajuda de muitos parceiros e pretende que todos os municípios de São Paulo tenham uma biblioteca.
  • Projeto Cidadania no Cárcere, da Secretaria de Administração Penitenciária – Os serviços mais qualificados trazendo maior eficiência nos recursos públicos

    Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

  • Leia Livro – Uma comunidade de leitores na Internet e nas ondas do rádio, da Secretaria da Cultura – Um projeto que mobiliza muitos parceiros e a sociedade.
  • Promover Saúde, uma parceria da Associação Beneficente Educacional Vila Conceição do Programa Acessa São Paulo e do Posto D. João Nery do Programa Saúde da Família – Um projeto de inclusão digital que pode ser disseminado e ampliado. É focado na capacitação de agentes de saúde em Infocentro da Zona Leste da Capital
  • Rede Intragov, da Casa Civil e da Prodesp – Projeto gigantesco, que envolve uma rede de comunicação de dados e interliga os órgão do Executivo paulista e também do Legislativo, Judiciário e municípios.
  • Sistema Integral de Informações Clínicas do Instituto do Coração – Esse projeto, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas, consiste em integrar diversos sistemas e criar um prontuário eletrônico dos pacientes.

    Takao Myagui / Carlos Prado