Serviços: Sabesp colabora no combate à esquistossomosse em Bananal

nd

qui, 09/08/2001 - 15h35 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, está promovendo ações sociais e obras de infra-estrutura sanitária, como forma de colaborar efetivamente para a erradicação da esquistossomose no município de Bananal, região do Vale do Paraíba.

Além das obras de ampliação do sistema de esgotos sanitários, a empresa implantou o programa Tarifa Popular, destinado à população carente, e efetivou a doação de banheiros econômicos para 38 famílias. O objetivo é oferecer suporte operacional para o trabalho de educação, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A execução destas ações obteve como resultado a redução do número de casos de esquistossomose na população do Município, de 8%, em 1997, para 1,3%, no presente ano. A Sabesp já investiu, em Bananal, mais de R$ 1,5 milhão, proporcionando incremento de 152% em redes coletoras de esgotos, 72% em ligações de esgoto, 47% em coleta de efluentes, e 64% de tratamento de esgotos.

Tarifa justa

No início de 1998, participando do Programa de Combate ao Foco de Esquistossomose, a empresa promoveu uma pesquisa de identificação sanitária e de coleta de dados para a implementação da tarifa popular. Esta iniciativa concede descontos de 50% para quem consome até 20 mil litros de água por mês, e 30% àqueles que apresentam consumo entre 20 a 30 mil litros/mês.

Cuidados básicos

No mesmo ano, a Sabesp também providenciou a instalação de banheiros econômicos em Bananal. Estes sanitários são compostos por tanque, chuveiro, lavatório e vaso sanitário, e foram destinados a 38 famílias carentes do bairro do Palha, que não contavam com infra-estrutura adequada.

A esquistossomose

Esquistossomose é uma doença transmitida por uma espécie de caramujo, que encontra local propício para reprodução nas águas doces das represas. Milhões de pessoas residentes na África, Ásia e América Latina estão infectadas pela doença, que pode levar à morte, em decorrência da infecção hepática.

No Brasil, a área endêmica abrange 19 Estados, onde cerca de 26 milhões de moradores estão expostos ao risco de contaminação. Uma boa condição sanitária é a maior arma de combate à proliferação da doença.