Serviços no Metrô: Emissão de RG, Delegacia do Idoso e Postos da polícia atendem usuários

nd

qui, 28/03/2002 - 19h38 | Do Portal do Governo

Nas estações Artur Alvim, Tietê e Brás estão instalados os postos de emissão de cédulas de identidade. Na Estação Barra Funda, o serviço é prestado apenas para pessoas com mais de 65 anos. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

É necessário levar o formulário-padrão (encontrado em qualquer papelaria) preenchido à máquina; duas fotos 3X4 recentes, sem data; certidão de nascimento ou casamento originais e acompanhadas de uma cópia cada. Somente a primeira via da carteira de identidade é isenta de taxa. Para retirar a segunda via, o procedimento é semelhante, bastando acrescentar no formulário-padrão o número do RG anterior.

Delegacia do idoso

Localizada na Estação Barra Funda (telefone 0XX11 826-2045), a Delegacia do Idoso especializa-se em tratar especificamente de assuntos relacionados a pessoas da terceira idade, desde emissão de cédula de identidade até problemas de abandono e violência causada por familiares ou terceiros.

Postos policiais

Nas Estações Itaquera, Penha, Artur AIvim, Carrão, Sé, Anhangabaú, Paraíso e Clínicas existem postos policiais, que prestam serviços por meio da Polícia Militar e contam com profissionais especializados, que atendem a solicitações nas imediações das estações do metrô. Nas Estações Itaquera e Penha, o atendimento é realizado por policiais femininas.

Achados e perdidos

Estação Sé – de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas (exceto em feriados). São recolhidos mensalmente cerca de 2 mil itens diversos, entre objetos de uso pessoal e documentos. Após o prazo de 60 dias, a companhia envia os objetos ao Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Os documentos são enviados para os órgãos emissores correspondentes. Há ainda o serviço de consulta de documentos perdidos nas estações e trens do metrô, que pode ser realizado pelo telefone 286-0111 (Central de Atendimento). O mesmo serviço é prestado pelos Correios, pelo telefone 159.

Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara – Todo objeto ou documento encontrado é encaminhado ao Terminal mais próximo, onde permanece por três dias. Depois devem ser procurados num prazo de até 90 dias, na Central de Achados e Perdidos, localizada no Terminal Ferrazópolis, Av. Brigadeiro Faria Lima, altura do nº 2.290, em São Bernardo do Campo. Atendimento somente nos dias úteis. Horário: das 8 às 17 horas. Fone: (011) 4335.5218.

Sistema Airport Service Podem ser procurados, num prazo de 30 dias, no Posto de Venda de Passagens, do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, localizado no Terminal de Passageiros 01 TPS1. Após 30 dias os objetos são encaminhados à Central de Achados e Perdidos do Terminal Ferrazópolis.