Serviços: Junta Comercial agora na Internet

É possível baixar programas como Cadastro Digital, Certidão de Breve Relato e Fotocópia de Documentos

qua, 03/07/2002 - 19h03 | Do Portal do Governo

A Junta Comercial do Estado de São Paulo, em sintonia com o avanço das informações nos meios eletrônicos, disponibiliza em seu site vários serviços de orientação ao cidadão. Pelo endereço www.jucesp.sp.gov.br é possível baixar os programas Cadastro Digital de Firmas Individuais e Limitadas com tópicos explicativos, imprimir os formulários relativos a Busca de Nome, Pedidos de Certidão de Breve Relato e Fotocópia de Documentos e ter acesso às Instruções Normativas do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC).

O site oferece, também, roteiro prático para o registro de documentos de firmas individuais e sociedades limitadas com dicas úteis de como evitar erros no preenchimento. Relaciona as exigências mais freqüentes e esclarece, de forma clara e objetiva, as principais dúvidas relativas ao arquivamento de atos.

Outra novidade é a relação de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais, Leiloeiros Oficiais e Armazéns Gerais matriculados na Jucesp, disponíveis para download. Qualquer pessoa poderá baixá-los em seu computador e consultar ou mesmo imprimir a qualquer hora.

Estão disponíveis, ainda, os endereços e telefones dos 50 postos e 11 escritórios regionais da Jucesp espalhados por todo o Estado e as Juntas Comerciais do País, acesso imediato aos links do DNRC, governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e Tribunal Arbitral do Comércio.

O usuário também pode consultar a pauta da próxima Sessão Plenária, realizada às terças e quintas-feiras, às 11 horas. Com ela, ele poderá acompanhar os assuntos que serão discutidos e, caso seja de seu interesse, assistir ao vivo a Sessão Plenária aberta ao público.

Além disso, pode-se acompanhar, em tempo real, como está a fila no protocolo de entrada de documentos, por meio de uma WebCam instalada no local. Esse novo serviço visa a otimizar o tempo dos usuários e aproveitar os horários ociosos dos guichês, principalmente nas primeiras horas do expediente.

O site foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) com a preocupação de adaptar-se às novas formas de comunicação e facilitar a vida do empresariado paulista.

A Junta Comercial mantém um dos maiores bancos de dados da América Latina. Com aproximadamente 4 milhões de empresas comerciais cadastradas, terá o seu site constantemente modificado para tornar disponíveis novos serviços ao público.

Da Agência Imprensa Oficial