Serviço: Vendedor mineiro é o dono do dinheiro achado no Metrô de São Paulo

Instituído em 1975, o serviço de Achados e Perdidos é referência no gênero

qui, 06/11/2003 - 10h38 | Do Portal do Governo

Menos de 24 horas depois de anunciar que R$ 314,00 em dinheiro e algumas folhas de cheques encontravam-se à disposição do proprietário na sua Central de Achados Perdidos, o Metrô identificou e fez a entrega ao verdadeiro dono.

O vendedor mineiro Hugo Leonardo Lopes, que teve a carteira roubada na última sexta-feira, dia 31, ficou sabendo que o Metrô estava procurando o portador dos cheques ao tentar sustar um deles que havia recebido de uma cliente.

Ontem, dia 5, por volta das 10h30, Hugo esteve no posto Central de Achados e Perdidos (estação Sé), reclamando a propriedade dos R$ 314,00 e das folhas de cheques. Para comprovar que era o verdadeiro dono dos valores, de acordo com os procedimentos internos, redigiu de punho próprio um histórico da ocorrência. ‘Tudo bateu: o dia, o horário, local e principalmente os dados sobre os cheques’, diz Mônica Braga, da Área de Pesquisa e Atendimento ao Cliente do Metrô.

Com a divulgação do caso pela imprensa, o posto da Central de Achados e Perdidos (Sé) e o telefone da Central de Informações foram procuradas por inúmeros ‘donos’ do dinheiro.

Instituído em 1975, logo após o início da operação comercial, o serviço de Achados e Perdidos é referência no gênero, com um índice de mais de 35% de devolução de todos os objetos e documentos perdidos ou esquecidos no sistema.

Mensalmente, são recolhidos cerca de 1.500 itens entre documentos e objetos de todos os tipos, que são encaminhados pelos funcionários das linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Barra Funda).

Os objetos e documentos perdidos na linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo 13) são encaminhados para o posto da estação Largo Treze, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30; e das 13h30 às 17h.

No posto da estação Sé, a população pode fazer a sua consulta pessoalmente, no posto, que fica junto à linha de bloqueio. O seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Consultas sobre documentos e objetos identificados podem ser feitas também pelo telefone 3286-0111 (Central de Informações) e pelo site www.metro.sp.gov.br

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô