Serviço: Site da Emplasa informa sobre regiões metropolitanas em tempo real

nd

sex, 19/07/2002 - 19h24 | Do Portal do Governo

Estimativas das populações das três regiões metropolitanas do Estado em tempo real estão sendo divulgadas pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa). A atualização é feita, em média, a cada dois minutos na Grande São Paulo, a cada nove minutos na Região Metropolitana de Campinas e a cada 16 minutos na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Essas informações constam do novo site institucional da Emplasa, lançado no dia 18, junto com mais dois sites: Perfil Institucional Metropolitano – Grande São Paulo e Sistema de Informações Jurídicas (Sijur).

O novo site institucional da Emplasa (www.emplasa.sp.gov.br) foi reformulado e ganhou novo visual. Além das estimativas das populações metropolitanas em tempo real, apresenta novas informações, como as sobre o Complexo Metropolitano Expandido (CME), área atualmente em estudos pela Empresa e áreas metropolitanas do Brasil – que totalizam hoje 26 -, além de dados sobre a Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas. Divulga também os planos e projetos desenvolvidos, que totalizam cerca de 2 500 títulos sobre diversos temas ligados ao planejamento metropolitano e seis mil mapas.

O Perfil Institucional Metropolitano (www.emplasa.sp.gov.br/perfil) é um banco de dados sobre os 39 municípios da Grande São Paulo, desenvolvido em parceria com as prefeituras e câmaras municipais da Região. Inclui notícias e dados sobre todos os municípios e cerca de 3 500 links.

O Sijur (www.emplasa.sp.gov.br/sijur) é uma base de dados que sistematiza todas as legislações federal, estadual e municipal de interesse das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, centralizando, em um só local, essas informações, o que facilita a pesquisa e consulta. Inclui cerca de 370 leis na íntegra e sites que permitem complementar a pesquisa.