Serviço: Sabesp realiza serviços no Sistema Cantareira

nd

qui, 11/04/2002 - 15h40 | Do Portal do Governo

A Comnpanhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, comunica que, neste sábado, dia 13, serão realizados serviços de manutenção preventiva e corretiva nas principais instalações do sistema Cantareira, principal produtor de água para a Região Metropolitana de São Paulo.

Os trabalhos, a serem executados das 7 às 11 horas, são planejados e executados periodicamente – a cada dois anos –, pelas equipes técnica e operacional, e têm por objetivo manter a confiabilidade e o bom funcionamento dos equipamentos e instalações. Além disto, outras atividades garantirão melhoras de abastecimento em algumas regiões.

Entre os principais serviços, estão: limpeza da grade do túnel que liga o manancial Águas Claras à estação de tratamento de água do Guaraú, manutenção em adutoras, interligação da nova estação elevatória de água Vila Formosa e reparo de vazamento no reservatório Jaraguá. Paralelamente, aproveitando o descarregamento das tubulações, serão realizados diversos outros trabalhos preventivos.

Embora o tempo de execução seja curto, é indispensável a interrupção no fornecimento de água para algumas regiões. Desta forma, a Sabesp recomenda a utilização racional da água armazenada nas caixas residenciais, principalmente aos moradores atendidos pelos setores: Derivação Guaraú, Cantareira Velha, Booster Cabuçu, Vila Nova Cachoeirinha (zona alta), Jaraguá, Penha (zona alta), Cangaíba, Artur Alvim, Vila Iracema (zona alta), Cohab Carapicuíba (zona alta), Tamboré, Jd. Planalto, Vila Alpina, Santa Isabel, Vila Formosa, Mirante Moóca, na Região Metropolitana de São Paulo, e Oswaldo Cruz, no município de São Caetano do Sul.

A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término dos serviços. Setores localizados em pontos mais distantes e altos poderão ter seu tempo de recuperação integral de forma mais lenta. Estes locais estarão totalmente reabastecidos no domingo, dia 14.

Vale ressaltar que, durante o período programado para realização dos trabalhos, foram definidas estratégias operacionais para garantir o abastecimento de todo o Espigão da Paulista, Derivação USP, além de hospitais, escolas, complexo penitenciário e terminais rodoviários.
Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, que funciona ininterruptamente, durante 24 horas. A ligação é gratuita.