Serviço: Sabesp oferece sistema que pode reduzir despesas mensais com água em condomínios

nd

sex, 31/08/2001 - 14h02 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), vinculada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, esclarece que os condomínios atendidos pela empresa têm uma alternativa economicamente viável para redução de suas despesas mensais: o cadastro por economias.

Este sistema permite calcular o consumo de água, dividindo o metro cúbico pelo número de unidades do condomínio (as chamadas economias). Esta medida está sendo concedida apenas para edifícios residenciais, com um único hidrômetro.

Para incluir o condomínio no sistema, basta a apresentação da ata de eleição do síndico e da ata de convenção do edifício em qualquer agência da Sabesp, indicando o número de unidades autônomas nele existente.

Após o recebimento, será feita uma vistoria desta documentação a fim de se aplicar o cadastro. Uma vez implantado o sistema, a fatura começa a ser emitida já a partir do mês seguinte.

Com a divisão por economias, os moradores passam a ter uma responsabilidade maior sobre o próprio consumo, sem comprometer o custo total de despesas do condomínio. A grande vantagem é que, como a tarifa da Sabesp é escalonada, quanto menor o consumo, menor o valor da conta.

A empresa esclarece que, pelo novo sistema, a conta de água continuará sendo única, podendo ser observados valores menores.