Serviço: Sabesp e Corpo de Bombeiros iniciam ação no Sistema Cantareira

Operação Verão será realizada a partir deste sábado, dia 15, para redução de afogamentos nas represas

sex, 14/11/2003 - 9h03 | Do Portal do Governo

A partir de 15 de novembro, a Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia e Recursos Hídricos do Estado, em parceria com o 5º Grupamento de Bombeiros (GB) de São Paulo, realiza a “Operação Verão 2003/2004”, com o objetivo de prevenir acidentes no uso das represas do Sistema Cantareira para o lazer e diversão da população.

Em função das 221 ocorrências de afogamento por ano, registradas no final da década de 90, foi implantada a “Operação Verão” nas áreas do reservatório Paiva Castro e do Canal Juquerí.

Segundo o Corpo de Bombeiros, este trabalho é fundamental já que o local é muito freqüentado pela população como área de lazer, sendo que poucos conhecem os perigos contidos em uma atitude tão simples como se refrescar às margens de rios.

As ações incluem: instalação de postos de vigilância 24 horas, placas de orientação aos usuários, vigilância móvel com ronda em toda a extensão do canal, fiscalização rigorosa sobre o uso de jet-ski e lanchas, entre outras atividades.

Com a coordenação do Grupamento de Bombeiros de São Paulo, o apoio e colaboração da Sabesp, das Prefeituras de Mairiporã e Franco da Rocha, do 26º Batalhão de Polícia Militar do Estado, da Polícia Rodoviária, a Operação vem reduzindo significativamente o número de ocorrências na região.

Em 2002, foram registrados 14 óbitos e 314 intervenções de salvamento, o que representa queda superior a 90%.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp