Serviço: Sabesp divulga campanha no Interior

Material institucional incentiva a utilização correta das redes de esgotos

sex, 19/10/2001 - 17h40 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, começa a veicular a partir da próxima segunda-feira, 22, no âmbito das Unidades de Negócio do Interior, uma nova campanha publicitária. O objetivo é conscientizar os clientes para a utilização correta das redes coletoras de esgotos.

O tema principal gira em torno da necessidade de verificação, neste período de chuvas, das instalações para escoamento das águas pluviais, que nunca devem ser interligadas às redes coletoras de esgotos da Sabesp. As tubulações oficiais da Empresa estão dimensionadas apenas para receber o volume de esgotos domésticos, comerciais e industriais, não permitindo o recebimento de materiais sólidos.

As conseqüências negativas da má utilização são, geralmente, refluxo de esgotos para os imóveis e/ou rompimentos constantes das tubulações por não suportarem o volume inadequado.

A colaboração do cliente

A campanha, programada para ser veiculada até o dia 3 de novembro, traz ainda dicas simples e conselhos práticos que possibilitam garantir o bom funcionamento das redes:

Água de chuva não combina com rede de esgotos – Certifique-se de que a calha do seu telhado despeje a água das chuvas diretamente na rua. Lembre-se de manter vedadas as tampas das caixas de inspeção em seu terreno. A água de lavagem dos quintais também não deve ser lançada na rede de esgotos;

A rede de esgotos não deve receber detritos – A razão é muito simples: ela foi dimensionada para receber apenas esgotos. Se você lançar objetos na rede, eles vão se acumulando nos canos e provocam entupimentos. Isto pode causar refluxo do sistema, fazendo com que os esgotos voltem para as pias e ralos;

Lugar de lixo é no lixo – Não deixe cair papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cigarros, preservativos, ou lixo de qualquer espécie no vaso sanitário. Tenha em sua pia um ‘lixinho’ e lembre-se de colocar um ralo nas pias e tanques.