Serviço: Sabesp alerta para vazamentos na temporada de verão

nd

sex, 07/12/2001 - 12h13 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, alerta para a importância do uso racional da água, principalmente durante a temporada de verão, quando milhares de turistas se hospedam em apartamentos na Baixada Santista. Entre as ações que podem ser adotadas estão as medidas preventivas de detecção de vazamentos nas válvulas ou em caixas de descarga.

Em prédios comerciais, a Sabesp está executando o Programa de Vistorias Preventivas para o Verão, realizando inspeções em quiosques, academias, restaurantes, colônias de férias, hotéis, duchas da orla, hospitais, clubes, shoppings, supermercados, lojas e outros estabelecimentos que recebem grande volume de pessoas durante o verão.

Nos edifícios residenciais a colaboração de todos os condôminos torna-se um fator essencial para uma temporada tranqüila. Além das medidas de economia com o uso pessoal da água, os vazamentos nas válvulas ou nas caixas de descarga podem ser detectados com testes simples, tais como:

1 – Teste da cinza do cigarro

Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário. O normal é a cinza ficar depositada no fundo do vaso. Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

2 – Teste da bolinha de papel higiênico
Em residências onde ninguém fuma, pode-se fazer o teste com bolinha de papel higiênico molhada. Ela vai até o fundo. Afastando-se do centro da bacia, sinal de que há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

3 – Teste com a bacia vazia
Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.