Serviço: Programa Peg Livro oferece 1,2 mil títulos para a população da periferia

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania oferece mais um serviço à população de baixa renda

seg, 15/09/2003 - 10h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania oferece mais um serviço à população de baixa renda. Desde quinta-feira, dia 11, os postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) do Jardim São Luís, Parada de Taipas, Itaim Paulista, Jova Rural e Francisco Morato colocaram à disposição da população uma variedade de obras literárias, que devem agradar a todos os gostos e idades. São mais de 1,2 mil títulos, entre enciclopédias, romances, clássicos, coleções, livros técnicos e infantis.

A iniciativa faz parte do projeto Peg Livro – Biblioteca Comunitária, lançado no dia 10 pelas secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Cultura, nas dependências do CIC de Parada de Taipas, no Jaraguá. O Peg Livro é composto de cinco miniestantes, contendo 250 livros cada um.

O projeto funcionará como instrumento de trabalho de três coordenadores de atividades culturais: um professor de literatura, um de cartum e outro de violão. Uma vez por semana, esses profissionais trabalharão com a produção de textos, com música e também com desenhos. Ao mesmo tempo, haverá empréstimo das obras.

Prazer pela leitura

O projeto Peg Livro foi idealizado pela professora Nanci Mollo, coordenadora do Espaço Cultural de Pirituba, objetivando despertar e estimular, principalmente nas crianças e nos adolescentes carentes, o prazer pela leitura. “Quanto maior a falta de conhecimento, maior é o sofrimento. Como não conseguiremos trazer a felicidade total a essas pessoas, poderemos, por meio dos livros, fazê-las um pouco mais felizes.”

Para atingir a meta, de seis em seis meses as estantes percorrerão todas as unidades do CIC, visando a beneficiar maior número de pessoas.

O centro de integração é um local onde a população resolve pequenos conflitos; garante juridicamente os direitos; consegue obter documentos (RG, carteira de trabalho, 2ª via de certidões de nascimento, casamento ou óbito) e discute medidas que possam minimizar os problemas do cotidiano da comunidade. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas diretamente nos centros.

Os livros podem ser retirados das 14 às 17 horas, nos seguintes dias e locais:

  • Segunda-feira – CIC-Leste – Rua Padre Virgílio Campelo, 150 – Itaim Paulista – telefones 6562-2440/ 6963-3922.
  • Terça-feira – CIC-Norte – Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural – Jaçanã – telefones 6246-5384/ 5380/5685)
  • Quarta-feira – CIC-Oeste – Estrada de Taipas, 990 (1998) – Jaraguá – telefones: 3942-5184/5186/5228.
  • Quinta-feira – CIC-Sul – Avenida José Manoel Camisa Nova, 100 – Jardim São Luís – telefones 5514-0182/ 5514-5369.
  • Sexta-feira – CIC-Francisco Morato – Rua Demerval Gomes Romano -Francisco Morato – SP – telefones: 4489-3133/3636/3353).

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)