Serviço: Procon-SP recomenda cautela com empresas de mudança

Deve-se pesquisar registro de reclamações contra transportadora

seg, 08/07/2002 - 11h07 | Do Portal do Governo

O consumidor precisa tomar alguns cuidados quando mudar de residência para evitar problemas rotineiros. Segundo o Procon-SP, antes de contratar uma empresa de mudança, deve-se fazer uma cuidadosa pesquisa de preços procurando contratar transportadoras indicadas por conhecidos que já tenham utilizado o serviço. Deve ainda, verificar junto ao cadastro do Procon-SP (3824.0446), se há reclamações registradas.

O pedido de orçamento prévio discriminando os serviços a serem executados e os respectivos valores cobrados é outra recomendação importante. O Código de Defesa do Consumidor garante a obrigatoriedade deste documento. A empresa pode cobrar uma taxa para fazê-lo. Compare, pelo menos, três orçamentos levando em consideração preço, qualidade do serviço oferecido e confirme se a montagem no novo endereço está incluída no orçamento.

Deve-se exigir um contrato por escrito constando o nome, endereço e CGC (se for pessoa física, RG e CPF) da mesma, dados pessoais do contratante, local, data e horário de retirada e de entrega, valor do serviço, condições de pagamento e tudo o que for acertado verbalmente. Não deixe de ler com atenção este documento e de riscar os espaços em branco que sobrarem. É importante que todos os objetos que serão transportados sejam relacionados um a um, guardando uma cópia devidamente assinada por ambas as partes.

Confirme a data e o horário da chegada no novo endereço. Na impossibilidade de não estar presente, peça a uma pessoa de sua confiança que faça a conferência e relacione por escrito eventuais danos ou extravios de objetos. Exija a assinatura do funcionário da empresa neste documento e guarde consigo uma via do mesmo.

Em caso de dúvidas ou problemas a Fundação Procon-SP atende pelo telefone 1512 ou pessoalmente dentro do Poupatempo Sé ( Praça do Carmo s/nº – Centro), Poupatempo Itaquera ( Av. do Contorno, 60 – Metrô Itaquera) ou Poupatempo Santo Amaro ( Av. Amador Bueno 176/258 – Santo Amaro).