Serviço: Problemas na rede aérea alteram circulação de trens da CPTM

Na manhã desta terça-feira, dia 3, três trechos foram prejudicados

ter, 03/09/2002 - 11h50 | Do Portal do Governo

Na manhã desta terça-feira, dia 3, três trechos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram problemas com a rede aérea, que fornece energia para os trens circularem.

Entre Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, por volta das 4h10, o pantógrafo (peça localizada em cima do trem que capta energia dos cabos da rede aérea para os motores de tração) de número 1, da composição 2131/2141, enroscou no cabo trolley (cabo de energização), provocando seu rompimento.

A circulação ficou interrompida entre Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra até às 6h45. A partir deste horário, uma das vias (número 1) foi liberada para a circulação, entre Mauá e Ribeirão Pires.

Às 11h os técnicos de manutenção normalizaram o trecho. Entretanto, como já havia sido programada, haverá manutenção da rede aérea no mesmo local até às 15h, quando os trens voltam a circular normalmente pelas duas vias.

Um trem faz o percurso entre essas duas estações, sendo necessário baldeação em Mauá para prosseguir viagem até o Brás e no sentido oposto, ou seja, quem vai em direção a Rio Grande da Serra também.

Por volta das 5h, entre Lapa e Barra Funda, o pantógrafo de um trem enroscou nos cabos de alimentação da rede aérea, que se romperam, interditando a via de número 2. A circulação foi feita somente pela via número 1 entre as duas estações até às 11h, quando o problema foi solucionado, liberando a outra via.

Na Linha E também houve um problema com a rede aérea por volta das 6h. Uma cordoalha (cabo que faz o aterramento dos cabos de energia) rompeu e um isolador quebrou, próximo a passarela de Suzano, provocando a interdição da via de número 1, entre Suzano e Jundiapeba. Às 7h30, a circulação foi normalizada entre as duas estações.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM