Serviço: Poupatempo Guarulhos emite carteira de identidade com tecnologia digital

Poupatempo São Bernardo do Campo e Itaquera também já contam com o sistema

seg, 16/09/2002 - 18h28 | Do Portal do Governo

O posto do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) no Poupatempo Guarulhos, inaugurado no dia 5 de setembro, realiza a emissão das Carteiras de Identidade por tecnologia digital e impressão a laser.

O processo consiste na captação de imagens digitalizadas da assinatura, fotografia e impressões digitais do cidadão para emissão do documento, dispensando a necessidade da fotografia tradicional e do processo de coleta de digitais por meio da ‘tintura e decalque dos dedos’.

Todos os dados do identificado são armazenados no arquivo digital do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt. A tecnologia, implantada inicialmente no Poupatempo São Bernardo do Campo, estendida para Itaquera, e agora para Guarulhos será, gradativamente, expandida para os demais, até que os oito Postos Poupatempo em funcionamento atualmente no Estado de São Paulo possam estar emitindo a Carteira de Identidade digitalizada, que é feita em papel igual ao da carteira tradicional, mas tem várias diferenças importantes:

1.Não pode ser plastificada, tendo, como a nova CNH, tarja plástica cobrindo os campos impressos;
2É acondicionada em envelope plástico, que pode ser aberto para verificação;
3Não tem fotografia, mas, sim, imagem escaneada do identificado;
4Tem impressão digital e assinatura também escaneadas;
5É impressa em impressora laser, e não mais matricial.

Melhores horários para emissão do RG no Poupatempo Guarulhos

Como a emissão da Carteira de Identidade já é um dos serviços mais procurados, o Poupatempo Guarulhos sugere aos cidadãos que se dirijam ao Posto no início da manhã, das 7h às 9 horas, de segunda a sábado, horário em que a demanda é menor.

Já para aqueles que não querem esperar ou voltar ao Posto para retirar o documento, o Poupatempo oferece o serviço opcional de entrega do RG via Sedex (Correios), cuja taxa é R$ 2,69, e o prazo de entrega são cinco dias úteis.

O Poupatempo Guarulhos fica Rua José Campanella, 5, no Bairro Macedo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, e aos sábados, das 7h às 13 horas.