Serviço: Poupatempo dá orientações para quem precisa solicitar a Carteira de Identidade

Poupatempo informa para que aguardem o término do mês de julho

seg, 19/07/2004 - 18h11 | Do Portal do Governo

O Poupatempo orienta as pessoas que precisam ir a um dos Postos para solicitar a emissão da Carteira de Identidade (RG), para que aguardem o término do mês de julho.

Anualmente, o Poupatempo informa aos cidadãos que nos meses de férias escolares – janeiro e julho -, a procura pelo serviço de emissão da Carteira de Identidade apresenta um aumento bastante significativo. Neste período, inclusive, o tempo de espera no Posto para atendimento acaba sendo maior, bem como o tempo para a entrega do documento pronto ao cidadão.

‘Terminadas as férias escolares, a tendência é a redução da procura pelo documento, conforme registrado pelo Programa Poupatempo desde seu início, em outubro de 1997. Portanto, orientamos os cidadãos que não têm urgência em obter o RG em julho, para que aguardem o final das férias para solicitá-lo’, diz o Superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg.

Melhores Horários

Para facilitar a vida de quem realmente precisa solicitar o documento neste período, o Poupatempo informa os horários em que a procura costuma ser menor, em cada Posto:

Poupatempo Sé, Santo Amaro e São Bernardo do Campo:
– De segunda a sexta-feira, das 7h às 9 horas;

Postos Poupatempo Itaquera e Campinas:
– De segunda a sábado, das 7h às 9 horas;

Poupatempo Guarulhos:
– De segunda a sábado, das 7h às 9 horas, e de segunda a sexta, após às 17 horas;

Poupatempo Luz:
– Quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 8 horas e após às 17 horas;

Poupatempo São José dos Campos e Ribeirão Preto:
– Durante todo o horário de funcionamento dos Postos (São José dos Campos, de segunda a sexta, das 9h às 21 horas, e aos sábados, das 9h às 15 horas. Ribeirão Preto, de segunda a sexta das 9h às 19 horas, e aos sábados, das 9h às 15 horas).

Serviço opcional: recebimento do RG pelos Correios

Além dos melhores horários, o cidadão que não quer esperar ou voltar ao Posto para retirar seu documento, pode utilizar o serviço opcional de entrega do RG via Sedex.

Com este serviço, o cidadão pode receber sua Carteira de Identidade no endereço que indicar, em qualquer lugar do Brasil. A taxa referente ao serviço dos Correios é de R$ 4,55 para localidades dentro do Estado de São Paulo, e de R$ 7,78 para outros Estados.

Para obter informações sobre os serviços prestados nos Postos Poupatempo, o cidadão deve ligar para o Disque Poupatempo (0800 772 36 33 – ligação gratuita), que funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, das 6 às 17 horas, ou acessar o link Sistema Guia de Informações sobre Serviços Públicos neste site.