Serviço: Mutirão de DNA atende 400 famílias em Bauru

Modernização do sistema de coleta troca tubos de ensaio por cartões personalizados

seg, 25/07/2005 - 18h56 | Do Portal do Governo

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania encerrou no último sábado, 23 de julho, mais uma etapa de mutirão para coleta de sangue no interior, desde a descentralização do instituto em março.

Na região de Bauru, que abrange 37 municípios, foram atendidas 400 famílias, das 550 convocadas para o mutirão.

Antes da descentralização da coleta, os moradores do interior do Estado precisavam se locomover até a sede do Imesc, na capital, para fazer o exame.

Após os mutirões, as cidades recebem rotinas de coleta no mesmo local, de duas a três vezes por semana, dependendo da demanda de cada regional.

Outro fator importante é a modernização do sistema de coleta, feito por meio de um cartão familiar, em vez de tubos de ensaio. No cartão são colocadas gotas de sangue coletadas com um simples furo no dedo de cada pessoa. Desta maneira, o transporte até o laboratório é facilitado e o risco de contaminação do material é menor.

As modificações contribuem para a diminuição no tempo de espera para a entrega dos laudos, que passou de nove para quatro meses. Hoje, o Imesc tem capacidade para expedir até 3 mil resultados de exames de DNA por mês.

No primeiro sábado de agosto, o Imesc levará o mutirão de coleta para a região de Araçatuba. Posteriormente haverá etapas em Araraquara, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania

F.C.