Serviço: Metrô participa de campanha de reciclagem de latas de alumínio

Será realizada até o dia 21 de dezembro, das 10 às 16 horas, nas estações Sé, Tatuapé e Brás

qui, 20/11/2003 - 12h48 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular a participação dos seus usuários no processo de reciclagem de materiais de consumo reaproveitáveis, bem como colaborar para o desenvolvimento da consciência ecológica, o Metrô, em parceria com a ALCAN Brasil e a Coca-Cola Femsa, desencadeia, a partir desta sexta-feira, dia 21, o projeto Ecolata – ação de incentivo à reciclagem de latas de alumínio.

O projeto, que será realizado até o dia 21 de dezembro, das 10 às 16 horas, contará com a instalação de postos de coletas de latas de alumínio nas estações Sé, Tatuapé e Brás, que juntas somam cerca de 950 mil pessoas entre usuários e transeuntes.

O Metrô paulistano, com 57,6 quilômetros de linhas e 52 estações, transporta cerca de 2,5 milhões de pessoas/dia.

Brindes

A cada duas latas de alumínio entregues nos postos de coleta do Metrô, o usuário, após responder perguntas sobre reciclagem, Coca-Cola, Metrô, os 450 anos de São Paulo e outras atualidades, terá direito a um brinde do projeto Ecolata, que poderá ser um chaveiro em alumínio, vale CDs e ingressos para cinema.

A partir de amanhã, os usuários das estações Sé, Tatuapé e Brás contarão também com mais um serviço: vending-machines (máquinas de venda), que comercializarão água, chás e refrigerantes.

O valor arrecadado com as latas de alumínio recicladas será revertido para o projeto ‘Crie uma Árvore e Construa o Futuro’, concurso do Metrô que vai premiar instituições sociais que produzirem árvores de Natal criativas, feitas com material reciclável.

Liderança mundial

O Brasil possui a liderança mundial em reciclagem de latas de alumínio, em países onde a reciclagem não é obrigatória por lei, com índice de 87% (equivalente a nove bilhões de latas), obtidas em 2002. Este alto índice de reciclagem fortalece o conceito de retornabilidade da lata de alumínio.

O ciclo de retorno da lata de alumínio é de cerca de 35 dias. Ou seja, a lata de alumínio volta para a prateleira do supermercado apenas 35 dias após ter sido vendida pela primeira vez.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)