Serviço: Metrô já tem telefones especiais para deficientes auditivos

Aparelhos especiais estão em funcionamento nas estações Santa Cruz e Vila Mariana

sex, 14/11/2003 - 10h30 | Do Portal do Governo

Estão em funcionamento no Metrô, nas estações Santa Cruz e Vila Mariana, da Linha 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi), os dois primeiros aparelhos telefônicos especiais destinados às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Os aparelhos são dotados de um teclado e um visor que permitem ao usuário se comunicar com quem possua um outro aparelho especial, enviando e recebendo mensagens on-line.

Caso o usuário necessite ligar para um aparelho comum, precisará contar com o auxílio da Telefônica, empresa responsável pela instalação dos telefones no Metrô. Assim, ao teclar o número 1402, terá atendimento da Telefônica em sua central e será possível manter a conversação com um receptor.

Até o próximo dia 21 serão instalados outros dois telefones nas estações República e Tatuapé da Linha 3- Vermelha (Itaquera-Barra Funda), locais com expressivo fluxo de deficientes auditivos.

A segunda fase do programa prevê, ainda para a linha 3-Vermelha, a instalação desses aparelhos especiais nas estações Itaquera, Brás, Barra Funda e Sé. Na Linha 1-Azul, foram escolhidas as estações Jabaquara, Tietê e Luz, além de Ana Rosa e Paraíso, que fazem a integração das linhas 1- Azul e 2- Verde, todas elas estações terminais ou de transferência.

Na terceira etapa do processo, todas as estações da rede receberão seus telefones especiais. Paralelamente às estações, a Central de Atendimento do Centro de Controle Operacional (CCO) também terá instalado o seu Telefone para Deficiente Auditivo , possibilitando aos usuários do equipamento uma comunicação direta com o Metrô.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ