O Metrô paulistano, empresa do Governo Estado de São Paulo, é, mais uma vez, palco de uma atitude de honestidade. O autor da ação é um funcionário da área operacional, que na semana passada encontrou R$ 314,00 e algumas folhas de cheques na área interna de uma das estações da linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi).
Segundo os responsáveis pelo serviço de Achados e Perdidos, a possibilidade de localizar o dono dos R$ 314,00 é grande, uma vez que ele foi encontrado junto com algumas folhas de cheques de valores diferentes. Neste caso, somente o verdadeiro dono poderá descrever as disposições dos valores.
A Central de Achados e Perdidos do Metrô, desde a sua implantação, tem sido cenário de muitas histórias inusitadas de objetos e documentos perdidos ou esquecidos no sistema. Já foram encontrados fogões, cadeiras de rodas, muletas, dentaduras etc.
Na década de 90, a Central recebeu um livro com uma carta de amor no seu interior, escrita por um rapaz a sua namorada no início do século passado.
Os responsáveis pelo serviço já testemunharam e vivenciaram outras situações de devolução de valores em dinheiro e cheques. No mês passado, um senhor recuperou a sua carteira com todos os documentos e R$ 500,00, em dinheiro.
Um caso que ficou muito conhecido foi o da devolução de 700 dólares, que uma secretária nissei deixou cair na plataforma de uma estação da linha 1-Azul.
O serviço de Achados e Perdidos do Metrô foi criado há 28 anos, logo após o início da operação comercial. É um dos serviços públicos mais conhecidos e de maior credibilidade – cerca de 35% dos objetos e documentos encontrados no sistema são devolvidos aos seus respectivos donos.
‘Na Central de Achados e Perdidos, os objetos não perecíveis são armazenados por 60 dias. Findo esse período, os objetos são enviados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, e os documentos para os órgão emissores’, explica Luiz Carlos David, presidente do Metrô.
Mensalmente, a Central de Achados e Perdidos recebe cerca de 1500 itens entre objetos e documentos de todos os tipos, que são encaminhados pelos funcionários das 52 estações do sistema.
Na estação Sé, a população pode fazer a sua consulta pessoalmente no terminal, que fica junto à linha de bloqueio. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, exceto feriados.
Consultas sobre documentos e objetos identificados podem ser feitas também pelo site www.metro.sp.gov.br
Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
(AM)