Serviço: Metrô adota nova estratégia operacional na linha Jabaquara – Tucuruvi

No horário de pico da tarde, três trens partirão vazios do Jabaquara e começarão a prestar serviço aos usuários a partir da Ana Rosa

seg, 09/08/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

O Metrô acaba de implantar uma nova estratégia operacional para os trens no horário de pico da tarde, entre 18h e 19 horas, dos dias úteis, na Linha 1 – Azul ( Jabaquara – Tucuruvi ).

De agora em diante, neste horário, em virtude do aumento de demanda nas plataformas das estações do trecho central desta linha, entre Ana Rosa e Sé, três trens partirão vazios da estação Jabaquara e começarão a prestar serviço aos usuários a partir da estação Ana Rosa, uma das mais carregadas do sistema, já que faz integração com a Linha 2-Verde.

‘Esta nova medida foi testada durante todo o mês de julho e os resultados obtidos foram satisfatórios para os usuários que utilizam o Metrô a partir destas estações’, destaca Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

No horário de pico da tarde circulam 43 trens na Linha 1 do Metrô, com intervalo médio de 110 segundos. Durante todo o dia, ela transporta cerca de um milhão e cem mil usuários.

Linha 3- Vermelha tem esquema semelhante

Na Linha 3 – Vermelha ( Corinthians/Itaquera – Barra Funda) esse tipo de estratégia também já vem sendo utilizado, porém nos horários de pico da manhã e da tarde.

No turno da manhã, a partir das 7 horas, sete trens partem vazios da estação Corinthians/Itaquera, a cada 10 minutos, e começam a transportar os usuários nas estações Vila Matilde, Penha e Carrão.

No período da tarde, entre 17h30 e 19h30, os trens com sentido Corinthians/Itaquera começam a atender os usuários de forma intercalada, a partir das estações Barra Funda, República e Anhangabaú.

A adoção de novas estratégias operacionais pelo Metrô sempre é acompanhada de esclarecimentos aos usuários, por meio de cartazes, afixados nas linhas de bloqueios, e mensagens sonoras, emitidas pelos agentes de estação.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô