Serviço: Hemocentro da Unicamp entra em funcionamento neste sábado

Hospital Mário Gatti quer recolher 200 bolsas de sangue por mês

sex, 01/07/2005 - 13h58 | Do Portal do Governo

O Hemocentro da Unicamp inicia neste sábado (2/7), a abertura definitiva do posto de coleta do Hospital Mário Gatti. O posto vai funcionar das 8 às 12 horas, e a expectativa é receber cerca de 80 candidatos à doação e coletar cerca de 200 bolsas/mês. A estratégia de abertura aos sábados é justamente para evitar a redução do estoque de bolsas, que com a chegada das férias escolares e dias mais frios, pode chegar até a 70%. A abertura do posto vai representar um aumento de 4% na coleta total do Hemocentro, que chega a cinco mil bolsas/mês.

De acordo com o diretor da coleta, Vagner de Castro, a abertura do posto era uma demanda antiga da população da região. “O posto do Mário Gatti está numa posição logística para os moradores daquela região”, informa Vagner de Castro. Segundo ele, paralelamente à diminuição no volume de coleta de bolsas de sangue nesse período, verifica-se um acentuado aumento no número de acidentes, tanto automobilísticos como domésticos. Dessa forma, é necessário que o banco de sangue possa suprir as necessidades dos centros cirúrgicos. “Além disso, procedimentos importantes como transplantes podem ser prejudicados”, explica Vagner de Castro.

A Diretoria do Serviço de Coleta reforça ainda que o Hemocentro da Unicamp atende integralmente o banco de sangue dos serviços públicos de saúde de Campinas, Indaiatuba, Paulínia, Cosmópolis e suplementa outros 56 municípios da região que vai até o Vale do Paraíba. Quando há disponibilidade, são atendidos todos os hemocentros do Estado de São Paulo e, também, hospitais particulares, conforme a necessidade. A coleta de rotina do posto do Hospital Mário Gatti representa 19% do volume total de bolsas coletadas. Em primeiro está a coleta externa, que através dos ônibus da instituição percorrem os municípios da região e é responsável por 34% da coleta, seguido por 30% da coleta na matriz da instituição.

Os diretores do Hemocentro da Unicamp reforçam junto à comunidade a necessidade da doação nesses dias, afim de oferecer uma maior garantia de sangue e hemoderivados para o atendimento a urgências e emergências, muitas vezes inesperadas. Mais informações através do telefone 19-3788-8705.

Comunicação Unicamp

F.C.