Serviço: Estado integra hoje mais quatro linhas de ônibus da EMTU à linha 5 do Metrô

É a segunda etapa da integração, que atenderá cerca de 11 mil passageiros/dia

seg, 25/10/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 25, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), integrará mais quatro linhas intermunicipais à Linha 5 – Lilás do Metrô, no terminal Capão Redondo, na região Sul de São Paulo.

Esta é a segunda etapa da integração, que atenderá cerca de 11 mil passageiros/dia (a primeira fase foi implantada no dia 13 deste mês, envolvendo outras quatro linhas e beneficiando 3 mil usuários/dia). Nesta segunda fase, as quatro linhas são provenientes dos municípios de Itapecerica da Serra e Embu e têm como destino Santo Amaro. A partir desta segunda serão seccionadas e passarão a ter como ponto final o terminal Capão Redondo.

As quatro linhas que serão integradas a partir da próxima segunda-feira são: 001TRO Itapecerica da Serra (Pq. Paraíso) – SP (Metrô Capão Redondo), 001BI1 Embu (Jd. Sto Eduardo) – SP (Metrô Capão Redondo),193TRO Embu (Jd. Santa Tereza) – SP (Metrô Capão Redondo), 484TRO Embu (Jd. Da Luz) – SP (Metrô Capão Redondo).

Para atender os usuários, a Linha 5 ampliou o horário de funcionamento, dia 13, passando a operar das 4h40 à 00h15, de segunda a sexta-feira (antes, era das 5h00 às 23 horas). De segunda a sexta-feira, antes das 4h40 e após à 00h15, bem como aos sábados, domingos e feriados (períodos em que a Linha 5 não opera), os ônibus fazem seus itinerários normais com destino a Santo Amaro.

A terceira etapa de integração está prevista para novembro e envolverá mais 6 linhas intermunicipais, que se integrarão com a Linha 5 – Lilás, no Terminal Campo Limpo. A implantação das três fases resultará na integração de um total de 14 linhas metropolitanas, atendendo cerca de 23 mil usuários/dia.

‘Quando todas as etapas estiverem concluídas, a demanda diária da Linha 5 aumentará dos atuais 22 mil usuários para 45 mil usuários’, afirma o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Benefícios

Pagando apenas uma tarifa, o passageiro que pegar o ônibus da EMTU em Itapecerica e Embu desembarca no terminal Capão Redondo, onde faz transferência (sem custo adicional) para a Linha 5 do Metrô e, na estação Santo Amaro, para a Linha C da CPTM. Na estação Cidade Universitária (Linha C), o passageiro também pode utilizar, gratuitamente, as vans da Ponte Orca, que fazem integração com a estação Vila Madalena, onde a pessoa tem acesso à Linha 2-Verde do Metrô, atingindo as regiões da Paulista, Centro, Norte e Leste da Capital.

Além de aliviar o trânsito no sistema viário entre Capão Redondo e o Largo Treze, a medida proporciona redução de até 17 minutos (horários de pico) no tempo gasto nas viagens com destino a Santo Amaro. Os usuários que querem acessar as estações da Linha C, que abrange as regiões da Av. Luiz Carlos Berrini, Pinheiros, Cidade Universitária, Ceagesp e município de Osasco, economizam até 50% do valor gasto anteriormente.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos