Serviço: Estações antigas da Linha C da CPTM serão reformadas

nd

ter, 09/10/2001 - 14h19 | Do Portal do Governo

Com a conclusão e a entrada em operação das sete novas estações localizadas na Marginal Pinheiros, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, prepara-se para reformar as antigas estações da Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba). Entre elas, estão as de Osasco, Presidente Altino, Ceasa, Jaguaré, Cidade Universitária, Pinheiros e Santo Amaro.

Como são todas estações relativamente novas, exigirão principalmente obras de adaptação e acabamento. Reformas estruturais não serão necessárias, mas as redes elétrica e hidráulica vão sofrer revisão detalhada.

A CPTM tentará deixar as antigas estações o mais próximo possível, em termos estéticos e funcionais, das modernas estações da Marginal Pinheiros. Elas receberão nova pintura, pisos e as esquadrias serão trocadas. Os telhados também sofrerão intervenções e todos os sanitários serão readequados. O sistema de sinalização receberá uma padronização similar à implantada nas novas estações da Marginal Pinheiros. Haverá ainda a reforma das salas operacionais e de trabalho.

Os deficientes terão atenção especial. A Estação Santo Amaro vai ganhar duas plataformas elevatórias nas escadarias para transportá-los, além de uma escada rolante entre o mezanino e a plataforma de embarque.

Nas outras seis estações, a CPTM irá implantar elevadores ou modernizar os já existentes. A Estação Osasco receberá também, uma plataforma elevatória.

O processo de licitação está em andamento e a previsão é de que as obras sejam iniciadas entre o final deste ano e o começo do ano que vem. A conclusão dos trabalhos está programada para o início do segundo semestre de 2002.

A reforma das antigas estações faz parte do Projeto de Dinamização da Linha C, que inclui ainda melhoramentos na via permanente e na rede aérea e a implantação de novos sistemas de sinalização e telecomunicação. O Centro de Controle Operacional (CCO) de Presidente Altino, que também administra a Linha B – Oeste (Júlio Prestes-Itapevi) – vem, igualmente, recebendo serviços de modernização, assim como o próprio pátio de estacionamento e manutenção.