Serviço: Esclarecimento da Sabesp à população

nd

sáb, 18/08/2001 - 11h44 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), vinculada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, esclarece à população de São Paulo, principalmente a que é abastecida pelo Sistema Guarapiranga, que a água fornecida para o abastecimento público atende integralmente aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde e ao controle da Vigilância Sanitária, sendo, portanto, própria para o consumo.

Entretanto, em decorrência de fatores como o acentuado avanço de ocupação urbana nas áreas da represa e da prolongada estiagem, estão sendo registradas algumas alterações nas características normais destas águas.

Problemas de gosto e odor causados pela proliferação de algas, do genêro Anabaena, que produz a substância geosmina, foram detectados no manancial.

O controle destas ocorrências está sendo realizado por meio da aplicação de carvão ativado no processo de tratamento da água, o que reduz significamente o problema e assegura a qualidade da água para o consumo humano.

É preciso ressaltar que os avanços do Programa Guarapiranga, promovendo melhorias na infra-estrutura dos bairros vizinhos à represa, já têm mostrado resultados positivos como maior transparência das águas.

Além disto, o desenvolvimento de novas tecnologias de monitoramento em tempo real e de tratamento permitem que a Sabesp tenha total controle sobre o processo de produção da água para o abastecimento público.

Contudo, apesar das constantes campanhas de conscientização, ainda há muito lixo e esgoto sendo lançado de forma clandestina na região da represa.

Problemas como o que agora está ocorrendo são, em sua maioria, causados por este descaso que, se não chegam a comprometer o sistema de abastecimento, exigem maiores investimentos e medidas emergenciais.

Controle sanitário

Todos os meses são realizadas mais de 30 mil análises da água distribuída à população e os resultados, comprovados junto à Secretaria Estadual da Saúde, mostram que a Sabesp, cumprindo as exigências da Legislação, continua a manter rígido controle da qualidade da água sob todos os aspectos físicos, químicos e biológicos.

Desta forma, a empresa volta a assegurar a qualidade do produto fornecido à população, descartando qualquer possibilidade de risco à saúde.