Serviço: EMTU adota novas normas na emissão de carteira para passageiros especiais

Documento é emitido de acordo com o laudo médico produzido com base no Código Internacional de Doenças

qua, 19/11/2003 - 10h47 | Do Portal do Governo

O posto de cadastramento para portadores de deficiências da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), no bairro do Jabaquara, adotou nova sistemática de atendimento e emissão da Carteira de Passageiro Especial (CPE). O objetivo é garantir a gratuidade no transporte coletivo para as pessoas que realmente têm direito ao serviço.

O documento agora tem maior autenticidade e é emitido de acordo com o laudo médico produzido com base no Código Internacional de Doenças. A EMTU contratou, também, a Associação de Amigos dos Metroviários Excepcionais (AME) para colaborar no processo de expedição da carteira. A medida proporcionou um atendimento diferenciado para os deficientes porque esta associação dispõe de experiência prévia na orientação de passageiros especiais.

A empresa mantém pesquisas junto aos portadores de deficiências com relação aos destinos das viagens, horários de utilização do transporte coletivo e motivos dos deslocamentos (consulta, trabalho, lazer). Esses dados servirão para o planejamento do transporte especial, no que diz respeito à criação de linhas e uso de equipamentos adaptados.

Visita

No dia 12, o posto de cadastramento recebeu a visita de Thomas Rickert, presidente da ONG Global Ride, que estuda a acessibilidade nos transportes coletivos. Ele estava acompanhado de um grupo de técnicos de Belo Horizonte, Natal, Brasília e Recife. A visita integra a programação do 2º Encontro sobre Acessibilidade nos Transportes Públicos, realizado na capital entre os dias 10 e 12 e promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos.

SERVIÇO
EMTU – www.emtusp.com.br
Correio eletrônico – imprensa@emtusp.com.br
Tel. (11) 4341-1067

Da Assessoria de Imprensa da EMTU
Da Agência Imprensa Oficial