Serviço: Empresas têm até o dia 15 de dezembro para trocar vales transporte da CPTM

Vales transporte adquiridos antes de maio não serão trocados

qua, 05/11/2003 - 13h12 | Do Portal do Governo

Os vales transporte modelo S-192 (papel) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão ser trocado pelos bilhetes magnéticos (F-21) somente até o dia 15 de dezembro, nos postos de venda das estações Barra Funda e Brás. Apenas empresas estão autorizadas a efetuar a troca, desde que tenham comprado no mês de maio deste ano ou depois desta data. Os vales transporte adquiridos antes de maio não serão trocados.

Para fazer a troca, as empresas precisam estar munidas de uma carta em papel timbrado, com carimbo do CNPJ, endereçada à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. No texto, deve constar a quantidade do bilhete S-192 que deverá ser trocada por igual montante do bilhete magnético F-21, além da identificação pelo nome e RG do responsável pela retirada dos vales nos postos de atendimento.

Junto com a carta, é preciso entregar original e cópia da nota fiscal ou recibo de compra dos bilhetes a serem trocados. Se a empresa não tiver o original, uma cópia autenticada da nota fiscal ou recibo serve, porém não serão aceitas cópias simples. No momento do recebimento dos vales antigos, a CPTM devolve a via original e fica com a cópia para enviar à área Financeira.
 
A entrega das solicitações junto com os vales antigos e a retirada dos novos bilhetes só podem ser feitas nos Postos de Venda de Vale Transporte das estações Barra Funda, localizado em frente às bilheterias da CPTM, (Rua Auro Soares de Moura Andrade, 69) e Brás, próximo às bilheterias, em frente ao posto da Telefônica (Praça Agente Cícero, s/n). O horário de atendimento é das 10 às 16 horas.

O prazo de entrega dos vales transporte é de seis dias úteis, contados a partir da solicitação. Esse período é o suficiente para que os bilhetes antigos sejam encaminhados junto com a documentação à área Financeira da CPTM, para análise e autorização da troca.

Venda de vales

Os Postos de venda de vales transporte das estações Barra Funda e Brás comercializam bilhetes de mais três empresas, além da CPTM: Metrô, EMTU e SPTrans. Somente pessoas jurídicas podem solicitar vales transporte para seus empregados, comparecendo aos postos autorizados ou pelo telefone 0800 – 550121.
 
Após o contato, a CPTM encaminha um formulário de solicitação por fax ou nos postos de atendimento, onde a empresa coloca seus dados e especifica o modelo e quantidade de bilhetes a serem adquiridos. Depois do recebimento da solicitação, os interessados retiram os vales transporte mediante pagamento em dinheiro, cheque administrativo ou depósito bancário. No último caso, os passes só são liberados após o dinheiro ser creditado na conta da CPTM.

Em média, a CPTM emite cerca de 13.000 vales transporte por mês e atende a dez empresas diariamente.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM