Serviço: Emissão de R.G. é um dos serviços mais procurados no Cidadania Para Todos

Foram emitidas 116 carteiras de identidade em três dias de evento

ter, 11/10/2005 - 13h00 | Do Portal do Governo

O aposentado Alcides Martins, de 67 anos, estava tendo problemas com sua carteira de identidade onde quer que tivesse que apresentá-la. Afinal, o documento data de 1969, quando ele tinha 31 anos de idade. “Meu R.G. é tão antigo que eu não consigo tirar cópia dele. A xerox sai toda escura, borrada”, lamenta.

Para solucionar o problema, Alcides compareceu no último sábado (8/10) ao Cidadania Para Todos, evento promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania ocorrido na Escola Estadual Casimiro de Abreu – Rua Coronel Jordão, 144, Vila Guilherme, Zona Norte. Lá, o aposentado preencheu todos os formulários necessários e dentro de 30 dias receberá um novo registro civil. “Foi tudo muito rápido, e ainda fui atendido muito bem”, disse o aposentado, que em cerca de 20 minutos recebeu atendimento e fez a emissão do documento. Ao todo, foram solicitadas 116 carteiras de identidade, um dos serviços mais procurados do evento.

Alcides e sua esposa, a dona-de-casa Sônia Martins, 60 anos, também compareceram ao estande do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, para fazer medição de peso e altura. Ele, com 1,69m e 83kg. Ela, com 1,60m e 56kg. Ambos precisando perder peso. “Eu faço hidromassagem e alongamento, mas o principal, que é fechar a boca, eu não estou fazendo”, brinca Sônia. Para Alcides, uma boa caminhada pode resolver o problema. “Vou passar a caminhar um pouco mais. Acredito que no momento é o que posso fazer”, diz.

Cerca de 400 pessoas fizeram medição de peso e altura no Instituto de Pesos e Medidas. Além disso, o Ipem-SP distribuiu 350 panfletos com orientações relacionadas à aplicação correta das unidades de medida bem como explicações sobre os produtos pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor final.

Para o estudante Marlon de Abreu, 18 anos, o Cidadania Para Todos foi importante pois foi por meio do evento que ele conseguiu a carteira de trabalho. “Vim providenciar o documento porque no ano que vem, quando eu tiver completado o colegial, vou começar a procurar um emprego onde eu possa ser registrado”, diz.

O evento registrou 1.092 atendimentos e contou ainda com orientações jurídicas e odontológicas além da presença de um clínico geral.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.