Serviço: DER e Dersa montam esquema especial para o Natal e Ano Novo

Movimento deve ultrapassar 450 mil veículos nos feriados

ter, 23/12/2003 - 12h47 | Do Portal do Governo

O movimento nas rodovias administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) deve ultrapassar 450 mil veículos nos feriados de Natal (da zero hora do dia 24 às 24 horas do dia 25/12) e Ano Novo (das zero hora do dia 30 às 24 horas do dia 31/12). A previsão é de aumento de 30% no volume de veículos.

Para atender tal demanda, cerca de 600 funcionários – entre técnicos e operadores de tráfego – e mais 293 homens da Polícia Militar Rodoviária estarão prestando serviço nas rodovias Ayrton Senna da Silva/Carvalho Pinto (SP-70), Tamoios (SP-99), D. Pedro I (SP-65), Mogi-Dutra (SP-88), Mogi-Bertioga (SP-98), Oswaldo Cruz (SP-125) e Cônego Domênico Rangoni/Padre Manoel da Nóbrega/Dr. Manoel Hyppólito Rego (SP-55).

Previsão de Volume de Tráfego

Horários de Pico

Os usuários devem evitar os seguintes horários de pico nas rodovias:

Câmeras e painéis de mensagens

Para orientar os motoristas foram instaladas cinco câmeras de vídeo com imagens em tempo real disponíveis nos sites www.dersa.sp.gov.br e www.der.sp.gov.br. Os usuários poderão acessar a Internet e ver as condições de tráfego em Itaquaquecetuba e Guararema (rodovia Ayrton Senna), Caraguatatuba (Tamoios), Bertioga (Rio-Santos) e Itanhaém (Padre Manoel da Nóbrega).

Também foram instalados painéis de mensagens e faixas ao longo de todas as rodovias para orientar os motoristas e garantir maior fluidez ao tráfego. Os usuários podem ainda utilizar os Postos de Informações instalados nos km 34 da Tamoios, 57 e 92 da Ayrton Senna, 139 da D. Pedro I e 213 da Rio-Santos.

Além de obter informações sobre as condições das rodovias e melhores horários de viagem, pelo telefone 0800-555510, que funciona 24 horas por dia, os motoristas poderão solicitar atendimento gratuito do SAU – Sistema de Atendimento ao Usuário, com serviços de primeiros-socorros, guinchos e veículos de apoio.

Travessias Litorâneas

As travessias litorâneas administradas pela Dersa – onde o movimento pode chegar a 555 mil veículos no mesmo período – estarão operando com um total de 21 balsas e oito lanchas de passageiros.

Para a orientação dos motoristas foram instaladas câmeras de vídeo nas travessias Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela cujas imagens podem ser visualizadas em tempo real no site www.dersa.sp.gov.br. Também serão utilizados fiscais e motocicletas para o monitoramento das filas.

Disque Balsa – Hora Marcada

Além de obter informações sobre as travessias e seus melhores horários, pelo telefone 0800-7045510, que funciona 24 horas por dia, o usuário poderá saber o número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas.

Por meio desse serviço, o usuário pode ainda reservar sua vaga na balsa. Para isso, basta marcar com antecedência de no mínimo 24 horas e máximo de 30 dias. Basta informar as características do veículo, data e horário de preferência. O atendimento é de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes

(AM)