Serviço: Defesa Civil do Estado alerta sobre os riscos dos raios e pistas alagadas

País é atingido, anualmente, por mais de 60 milhões de raios, que provocam mortes e prejuízos materiais

qua, 21/01/2004 - 12h01 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado alerta a população paulista sobre os riscos decorrentes das descargas atmosféricas e dos acidentes de trânsito em pistas alagadas. De 1º de dezembro até esta quarta-feira, dia 21, já foram registradas três (3) mortes por raios e 12 (doze) por acidentes em pistas alagadas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, estima-se que atinjam o país, anualmente, entre 60 a 70 milhões de raios, com maior incidência nas regiões amazônica, centro-oeste e sudeste, provocando cerca de 100 mortes e elevados prejuízos materiais. É importante destacar que um raio pode atingir o mesmo local mais de uma vez, mas que é possível fazer a prevenção com medidas bastante simples, como manter-se abrigado em local seguro, evitando áreas abertas na iminência ou durante as tempestades, não permanecer dentro da água, em piscinas, rios ou no mar e ainda não portar aparelhos eletrônicos ou objetos metálicos.

Os acidentes de trânsito em áreas alagadas também são bastante preocupantes, pois a força das águas em declives ou em áreas próximas a rios ou córregos, e as condições do piso submerso podem representar verdadeira armadilha aos motoristas. A prevenção, nesses casos, passa pela prudência para não enfrentar as enchentes e, se possível, pelo conhecimento da previsão meteorológica, evitando transitar, a pé ou de carro, em áreas sujeitas a alagamentos.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na página www.defesacivil.sp.gov.br ou diretamente com os órgãos de emergência.

Defesa Civil do Estado – Divisão de Comunicação Social
Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo
Tel.: (11) 3745-3380 e 3745-3333