Serviço: Defesa Civil dá recomendações de como prevenir deslizamentos de terra

Presença de frente fria sobre o oceano mantêm condições de chuva para o Estado de São Paulo

qui, 12/12/2002 - 12h53 | Do Portal do Governo

O verão caracteriza-se pelo calor e por chuvas mais intensas e violentas, principalmente no período de dezembro a março. Nos próximos dias, a presença de uma frente fria sobre o oceano entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além da propagação de áreas de instabilidade a partir do interior do País mantêm as condições de chuva para o Estado de São Paulo, sendo que os maiores índices são esperados para a divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Destacam-se nessa área os municípios serranos de abrangência das regiões de Campinas, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Ubatuba.

Para o próximo sábado, dia 14, estão previstos períodos de melhoria, porém não estão descartadas as chuvas em forma de pancadas, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento. No domingo, retornam as condições de chuvas contínuas.

Dessa forma, aumentam as condições para a ocorrência de deslizamentos de terra por causa do acúmulo de água das chuvas que saturam o solo e as encostas.

Em função disso, alguns cuidados devem ser adotados os seguintes cuidados:

  • Evitar desmatar os morros, pois sem árvores, vegetação ou grama, ficam sujeitos a deslizamentos. Jamais plantar bananeiras nas encostas pois elas facilitam os deslizamentos.
  • Canos de água com vazamentos e o acúmulo de lixo junto às canaletas também provocam deslizamentos.
  • Ficar atento aos sinais de perigo, como árvores, paredes, postes ou muros inclinados. Rochas também são muito perigosas, principalmente se estiveram muito expostas na terra, em local sem vegetação e acima de sua casa.
  • Trincas ou ‘barrigas’ no chão e nas paredes também são sinais de perigo porque indicam problemas de estrutura, com risco iminente de queda.
  • Lembre-se também de que o lixo nas encostas aumenta as possibilidades de deslizamentos. Mobilize-se com seus vizinhos para que isso não ocorra.
  • Se perceber esses sinais, saia imediatamente do local e acione a Defesa Civil através do telefone 199. Você terá todo o apoio e as orientações necessárias.

    Serviço:
    Para maiores informações, acesse a página da Defesa Civil na internet: www.defesacivil.cmil.sp.gov.br

    Para acionar a Defesa Civil de sua cidade ligue 199 ou procure o Centro de Emergências do Corpo de Bombeiros – 193 ou da Polícia Militar – 190.

    Todos os serviços tem atendimento 24 horas.

    Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
    Centro de Gerenciamento de Emergências

    R.K.