Serviço: CPTM realiza a partir de amanhã ‘Feira de Saúde’ na Estação Brás

Passageiros poderão fazer exames preventivos de controle de obesidade e medição de pressão arterial

seg, 20/10/2003 - 11h48 | Do Portal do Governo

Os usuários da Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), poderão fazer testes gratuitos de glicemia, exames preventivos de controle de obesidade, medição de pressão arterial, entre outros, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, das 9h às 16h. As atividades fazem parte da Feira de Saúde, organizada anualmente pela empresa, com a colaboração de vários parceiros.

A medição dos índices de glicemia, que identifica o diabetes, será possível a partir da colaboração da Secretaria de Saúde de São Paulo, que cedeu material como as agulhas próprias para dar um pontinho no dedo e colher sangue, além do apoio de seus técnicos. Também a entidade filantrópica Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorian estarácolaborando com a medição da glicemia, e fazendo exames preventivos de obesidade, que relaciona o peso e altura do indivíduo, mais a aferição de pressão arterial, identificando aqueles que sofrem de hipertensão.

A Feira da Saúde ainda terá outras iniciativas como a distribuição de preservativos e testes de visão, com a colaboração da Secretaria da Saúde de Rio Grande da Serra.

Com a participação dos Alcoólicos Anônimos (AA), do Alanon (de apoio aos familiares de alcoólatras) e dos Narcóticos Anônimos (NA), o programa antidroga, que acontece desde 1997 na empresa, também estará representado na feira, todos os dias. Haverá uma equipe esclarecendo os usuários sobre os problemas do uso do álcool e outras drogas.

Outra maneira de esclarecer os usuários é a panfletagem, que abordará diversos assuntos essenciais para a saúde, como nutrição e colesterol; panfletos da Associação Nacional de Assistência ao Diabético; livrinhos do Dr. Dentuço, de Higiene Bucal; informações sobre DST/AIDS; câncer de mama; sensibilização ao uso e abuso do álcool e outras drogas; livrinho semana mundial de amamentação; planejamento familiar e a campanha para economia de água, da Sabesp.

Da Assessria de Imprensa da CPTM

(AM)