Serviço: CPTM instala segundo telefone especial para deficientes de fala e audição

Há previsão para instalação de aparelhos em mais seis estações

sex, 21/11/2003 - 11h08 | Do Portal do Governo

Mais um telefone para deficientes de fala e audição, o TDD (em inglês, aparelho de telecomunicações para surdos), é instalado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), agora na Estação Francisco Morato, na Linha A (Brás–Francisco Morato).

Localizado no mezanino de entrada da estação, logo após os bloqueios, o aparelho permitirá a comunicação para os usuários com deficiência auditiva e de voz. O número do telefone em Francisco Morato para receber chamadas é (0xx11) 4608–9118. Para coibir vandalismo e mau uso do equipamento, o local terá vigilância permanente.

Este é o segundo telefone TDD instalado pela CPTM: o primeiro está em pleno funcionamento desde o dia 9 de setembro último, na Estação Barra Funda, próximo ao Posto de Atendimento ao Usuário Especial. Foi a primeira estação do sistema de transportes metropolitanos sobre trilhos (trem e metrô) a receber o equipamento.

Há previsão para instalação do TDD em mais seis estações: Itaquera, Guaianazes e Tatuapé, na Linha E (Brás–Estudantes), Santo André, na Linha D (Luz–Rio Grande da Serra), Lapa, na Linha B (Julio Prestes–Itapevi) e Santo Amaro, na Linha C (Osasco–Jurubatuba).

Lançado há dois anos, o TDD é composto por um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O usuário pode ligar para outro TDD diretamente, sem o auxílio da telefonista, ou para um telefone comum, discando o número 1402. Neste caso, uma telefonista atende à ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor, que, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde com uma mensagem escrita.

O deficiente também pode receber ligações, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 1402 e informe o número do TDD desejado.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM