Serviço: CPTM implanta sugestões técnicas dos usuários

Empresa recebe e analisa propostas de mudanças no sistema operacional

qua, 03/10/2001 - 19h17 | Do Portal do Governo

A estratégia da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de abrir espaço para as manifestações dos usuários, por meio do seu Departamento de Atendimento ao Usuário, tem apresentado resultados práticos.

Prova disso é que uma das principais mudanças operacionais realizadas pela empresa nos últimos tempos, o prolongamento da Linha D – Sudeste até a Estação Barra Funda (antes a linha chegava apenas até a Estação da Luz), foi fruto da sugestão de dezenas de usuários.

A medida beneficiou diariamente cerca de 10 mil pessoas, embora tenha exigido da companhia um verdadeiro malabarismo operacional, para adequar as vias, o sistema de sinalização e o trabalho de manutenção, que obviamente tiveram de ser reequacionados.

Outra medida nascida dos usuários foi a mudança do modelo operacional na Estação Francisco Morato, a última da Linha A – Noroeste. Ali, a plataforma de desembarque dos passageiros oriundos de São Paulo obrigava os usuários a transpor escadarias e corredores para sair da estação.

Os usuários sugeriram a mudança de plataforma, o que também demandou adaptações na sinalização da via e nos procedimentos operacionais da estação, mas ela acabou adotada, para o benefício de cerca de 30 mil passageiros. A implantação do trem semi-expresso no trecho entre as estações Guaianazes e Estudantes, na Linha E – Leste Tronco, também foi sugerida pelos usuários, no caso os alunos das universidades sediadas na região de Mogi das Cruzes.

O trem possibilita agora uma viagem mais rápida no retorno para a Capital. Os horários também coincidem com o término das aulas, e a CPTM incrementou ainda as equipes de vigilância no trecho. Todas essas medidas facilitaram a vida de mais de 1 mil estudantes.

As sugestões encampadas pela CPTM não param por aí. A empresa está trabalhando na implantação de passarelas na Estação Ferraz de Vasconcelos, na ampliação no número de carros das composições que circulam na Linha C – Sul e na mudança do acesso às dependências da Estação Prefeito Saladino, entre outras medidas. Essa última sugestão, aliás, mostra que não é necessário que uma sugestão seja feita por vários usuários para ser implementada. Ela foi feita por um único – e certamente bastante perspicaz – passageiro.

Empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a CPTM recebe cerca 30 sugestões mensais de como aprimorar a operação, entre os mais de 100 mil pedidos de informação, reclamações e elogios, através do Departamento de Atendimento ao Usuário e do 0800 55 01 21.