Serviço: CPTM e Senai promovem concurso para menores aprendizes

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27

qua, 05/05/2004 - 11h34 | Do Portal do Governo

Estão abertas até o dia 27 de maio as inscrições gratuitas para o concurso público Menor Aprendiz, promovido por meio de convênio entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Senai. Destinado a ambos os sexos, o concurso é dirigido a estudantes do segundo ou terceiro ano do ensino médio, nascidos entre 2 de agosto e 31 de dezembro de 1988. O intervalo foi determinado para que os formandos tenham por volta de 18 anos no final do curso, já que uma possível contratação pela CPTM só pode ser feita a partir dessa idade.

São 37 vagas, distribuídas em três cursos: sete para técnicos em sistemas mecânicos de transporte sobre trilhos, 15 para técnicos em sistemas eletroeletrônicos de transporte sobre trilhos e 15 para técnicos em transporte sobre trilhos. Cada candidato pode escolher duas opções e será selecionado para a vaga de acordo com o desempenho nas provas de português e matemática e avaliação do perfil psicológico.

Inscrição e documentação

No dia 28 de maio haverá divulgação do número de inscritos, a data e o local da prova. As aulas começam no dia 2 de agosto. As adesões podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 8 e 15h30, na sede da escola da CPTM/Senai, na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1.000 – Vila Anastácio – Lapa. Os documentos necessários são certidão de nascimento ou RG, atestado de escolaridade (todos com original e cópia) e duas fotos 3X4.

Os cursos técnicos em sistemas mecânicos e eletroeletrônicos têm 2 mil horas de duração, divididas entre 1,6 mil horas de aulas e 400 horas de estágio. O de técnico de transporte sobre trilhos tem 1,7 mil horas, com 1,3 mil horas de aulas e 400 de estágio. As aulas serão ministradas diariamente, entre 7 e 16 horas, na fase escolar, e 8 e 17 horas na fase de estágio.

Os alunos recebem no primeiro ano um salário mínimo de bolsa, elevada para um salário mínimo e meio no segundo ano. Ganham também vale-transporte, auxílio-alimentação e cesta básica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3613-6212.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)