Serviço: CPTM amplia patrulhamento feminino nos trens que circulam na zona Leste da Capital

nd

qui, 11/10/2001 - 9h43 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, está implantando o Patrulhamento Operacional Feminino nos trens que circulam na Linha F – Leste Variante (Brás-Calmon Viana).

As 20 policiais femininas atuarão diariamente das 7 às 19 horas. Elas foram treinadas para atender e combater os mais variados tipos de ocorrências, desde um mal súbito até o uso de drogas nas composições. As policiais trabalharão sempre em dupla.

O Patrulhamento Operacional Feminino também servirá de reforço, em caso de necessidade, para as equipes de segurança masculinas da CPTM. Posteriormente, dez das 20 policiais serão transferidas para a Linha E – Leste Tronco, no trecho Guaianazes-Estudantes.

A estratégia da CPTM é estender e especializar cada vez mais o policiamento nas estações e dentro das composições. As equipes de segurança estão hoje coibindo o comércio ambulante, o uso e o porte de entorpecentes, a prática do surfe ferroviário e a viagem de pingentes. A CPTM criou ainda bases fixas de rádios ao longo das linhas para dar maior agilidade às equipes.

O resultado de todo este trabalho é uma redução do número de ocorrências dentro das composições e estações. As policiais femininas da Linha F não serão as primeiras a fazer a segurança nos trens da CPTM. Patrulhas constituídas de mulheres já operam em outras linhas da rede.