Serviço: Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Tiradentes

Confira as operações e serviços especiais promovidos pelo Governo do Estado neste feriado

qua, 20/04/2005 - 21h46 | Do Portal do Governo

Neste feriado de Tiradentes, quinta-feira, dia 21, estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas de saúde e saneamento. As repartições públicas do Estado estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência.

Saúde

Na quinta-feira, dia 21, os prontos-socorros dos hospitais públicos do Estado atenderão em sistema de emergência e os Postos de Atendimento Médico (Pam) fecham. O Disque Saúde não funcionará neste feriado, voltando a atender em horário normal (7h às 19h) na sexta-feira, dia 22. O número do Disque Saúde é 150. Os demais serviços de saúde também voltam a atender normalmente na sexta-feira.

Sabesp

O Disk Sabesp, que atende pelo telefone 0800-119911 vai operar normalmente durante o feriado e estará disponível das 7 às 21 horas.

A Central de Atendimento 195 também funcionará 24 horas, atendendo casos de emergência. A ligação é gratuita.

As agências da Sabesp, tanto da Região Metropolitana quanto da Baixada Santista, não funcionarão na quinta-feira, dia 21, voltando a atender normalmente na sexta-feira, dia 22, das 9 às 15 horas. Os postos de atendimento Sabesp instalados nas centrais do Poupatempo também não vão abrir durante o feriado. O expediente volta ao normal na sexta-feira, das 7 às 19 horas. Na ouvidoria não haverá expediente durante o feriado. O atendimento volta ao normal na sexta-feira, dia 22, das 8 às 18 horas.

Segurança

Os distritos policiais funcionarão normalmente durante o feriado de Tiradentes, assim como o atendimento de emergência pelo telefone 190.

Poupatempo

Os Postos Poupatempo da Capital, Região Metropolitana e Interior não funcionarão nesta quinta-feira, 21. Na sexta-feira e no sábado, dias 22 e 23, todos os Postos Poupatempo funcionarão em seus horários habituais

Disque Poupatempo

O Disque Poupatempo (0800 772 36 33 – ligação gratuita) não atenderá na quinta-feira, dia 21, mas funcionará normalmente na sexta e no sábado, dias 22 (das 6 às 22 horas) e 23 de abril (das 6 às 17 horas).

Transportes

  • Metrô

    Para facilitar a saída do paulistano para o feriado de Tiradentes, o Metrô preparou um esquema de reforço na oferta de trens. A partir de 20 de abril, dia em que a população começa a sair da cidade, duas linhas terão acréscimo de trens em circulação.

    A linha 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi), das 19h45 às 22 horas, serão 36 trens em operação, no lugar de 34, e a linha 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), entre 22 e 23 horas, serão 30 trens na operação comercial, no lugar de 21. A linha 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) não terá acréscimo de trens nem de viagens.

    Nos dias 21, 22 e 23, as linhas funcionarão como em um domingo.

    Domingo, dia 24, as linhas 1 e 3 terão reforço de trens a partir da tarde.

    Antecipação do horário de abertura das estações

    Como muitos paulistanos voltam do feriado na segunda-feira, dia 25, o Metrô abre as estações antecipadamente.

    A linha 2 abrirá às 4h30. As linhas 1 e 3 iniciam a operação às 4 horas.

    O Metrô recomenda a compra antecipada de bilhetes para evitar filas nas bilheterias, e que os usuários deixem as regiões de portas livres para facilitar o embarque e desembarque e não haver atrasos.

  • EMTU

    O telefone 0800 190 088 da Ouvidoria funcionará normalmente. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, inclusive aos feriados, das 7h às 19 horas, para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

  • Corredor Metropolitano

    Quinta-feira, 21 – a operação do Corredor Metropolitano São Mateus -Jabaquara, que atende os municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, funcionará com a frota de domingo, ou seja, 50% dos 200 ônibus que circulam normalmente nos dias úteis.

    Sexta-feira, 22, sábado, 23 e domingo,24 – a frota será normal.

    Os técnicos da EMTU e da Concessionária Metra acompanharão de perto a operação do Corredor Metropolitano para acionar, se necessário, motoristas de plantão e ônibus que estarão na reserva técnica no Centro de Controle Operacional, em São Bernardo do Campo.

  • Linhas Intermunicipais de Ônibus

    No quinta-feira, dia 21, as cerca de 600 linhas intermunicipais que circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo serão operadas com frota de feriado, ou seja, 50% do total de 4 mil ônibus que operam normalmente. Nos dias 22, 23 e 24, as linhas voltam a operar normalmente.