Serviço: Começa hoje na CPTM a ‘Campanha Portas Fechadas’

Objetivo é alertar passageiros sobre os risco de viajar com as portas dos trens abertas

qui, 05/09/2002 - 10h03 | Do Portal do Governo

A partir de desta quinta-feira, dia 5, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começa a ‘Campanha Portas Fechadas’, nas linhas E (Brás-Mogi das Cruzes-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana). O objetivo é alertar os usuários sobre os risco de viajar com as portas dos trens abertas.

As linhas E e F, na zona leste, são as que apresentam o maior número de ocorrências, especialmente pela ação de vândalos que forçam, durante a viagem, o mecanismo de segurança das portas. Conforme dados estatísticos do Departamento de Segurança da CPTM, no primeiro semestre deste ano foram registradas 27 ocorrências com pingentes. Desse total, foram autuados 13 infratores e 3 pessoas morreram por queda de trens que tiveram as portas violadas.

Serão distribuídos cerca de 100 mil panfletos, durante a campanha da empresa na Estação Brás, com a mensagem “ Respeite a vida. Não impeça o fechamento da porta”.

Ação diminui vandalismo

Para reduzir a violação das portas, a CPTM já vem adotando alguns outros procedimentos técnicos, tais como a substituição dos antigos mecanismos de segurança e a colocação de placas de aço sobre os compartimentos que abrigam tais sistemas.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM