Serviço: Cetesb lança hoje cartilha para orientar turistas no litoral norte

Guia traz lista das 214 praias existentes na região, além de informações sobre aspectos da cultura e história

sex, 13/02/2004 - 7h23 | Do Portal do Governo

O turista que for ao litoral norte no Carnaval vai encontrar à disposição a publicação ‘Litoral Norte Sempre Verão’, com informações e orientações para aproveitar o feriado prolongado. O lançamento será nesta sexta-feira, dia 13, às 16 horas, no Ilha Flat Hotel, à Avenida Princesa Isabel, 744, no Bairro do Perequê, em Ilhabela.

Trata-se de uma cartilha editada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e a prefeitura de Ilhabela para conscientizar a população sobre questões ambientais, culturais e históricas.

O material foi preparado para os turistas que procuram o Litoral Norte oferecendo informações sobre os aspectos da cultura e da história regionais, além dos endereços e horários de funcionamento dos parques existentes nos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. O guia é completado com ‘dicas’ sobre os serviços públicos, especialmente os de emergência, existentes na região.

Um dos capítulos da publicação, denominado ‘Quem é Quem’, orienta os turistas sobre como proceder em relação a problemas ambientais como vazamento de esgoto, desmatamentos, caça de animais silvestres e outros. O guia indica as responsabilidades em cada caso, locais de atendimento, horários de funcionamento e telefones dos órgãos responsáveis pelo licenciamento e fiscalização ambientais.

Uma lista mostra as 214 praias existentes no litoral norte. No final, um calendário traz todas as datas de importância ambiental. A intenção da Cetesb é de que o guia seja atualizado todos os anos, complementado com novas informações, para ser publicado nas temporadas de verão.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb

(AM)