Serviço ao Cidadão: Poupatempo Campinas completa seis anos em funcionamento

No período, foram realizados mais de 8,5 milhões de atendimentos

qui, 26/08/2004 - 9h35 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 28 de agosto, o Poupatempo Campinas completará seis anos em funcionamento, tendo realizado mais de 8,5 milhões de atendimentos até o final do mês de julho.

No Poupatempo Campinas estão à disposição dos cidadãos serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Secretaria da Fazenda, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Transurc e Acessa São Paulo.

Entre todos os órgãos em funcionamento no Poupatempo Campinas, o Banespa, banco instalado dentro do Poupatempo para receber o pagamento das taxas referentes aos serviços, alcançou a primeira posição em número de atendimentos prestados: 2,4 milhões. O Detran, órgão que realiza, entre outros serviços a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ficou com o segundo lugar, registrando 1,6 milhão, seguido de perto pela Sert, responsável pela emissão da Carteira Profissional, com 1,5 milhão, e o IIRGD, emissor da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais, com 1,4 milhão.

Outro órgão de grande demanda é o Programa Acessa São Paulo que oferece à população computadores para navegação gratuita na Internet por até 20 minutos, visando promover a inclusão digital. Até o final do mês de julho, já foram realizados no Acessa São Paulo aproximadamente 150 mil atendimentos.

Além desses serviços, o Poupatempo Campinas oferece à população o Seminário de Valorização Profissional, numa parceria com a Secretaria do Emprego (Sert) e a PUC-Campinas, para melhorar o desempenho dos profissionais desempregados nos processos seletivos em busca de colocação no mercado de trabalho. Os cursos são realizados mensalmente desde setembro de 2001e já atenderam 3.173 pessoas.

Para participar, os interessados devem ter cadastro para vaga de emprego na Sert do Poupatempo Campinas.

O Poupatempo Campinas fica na Av. Francisco Glicério, 935, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Em setembro, Campinas terá novo Posto para atender à população

O Posto Campinas, o primeiro implantado no interior do Estado, registra, desde a sua inauguração, aumento crescente na procura pelos serviços.

Atualmente, o Posto realiza cerca de 7 mil atendimentos diários, chegando a picos, como no último mês de julho, quando foram realizados 8 mil atendimentos. ‘O Poupatempo Campinas já está trabalhando na sua capacidade máxima, o que impossibilita a criação de novos serviços e a instalação de outros órgãos, além de interferir no conforto do cidadão dentro do Posto’, explica Paulo Andrade, gerente do Poupatempo Campinas.

Para ampliar a quantidade de serviços disponíveis no município de Campinas e, ao mesmo tempo, possibilitar o acesso aos serviços públicos de um maior número de pessoas, o Governo do Estado de São Paulo deverá inaugurar até o final do mês de setembro o Poupatempo Campinas Shopping.

O Posto funcionará no Campinas Shopping (Rua Jaci Teixeira de Camargo, 940), na zona sudoeste da cidade, numa área de 2.386m² e terá capacidade para realizar em média 4.500 atendimentos por dia. Os cidadãos terão a oportunidade de realizar os principais serviços já prestados no Poupatempo Campinas Centro, além de outros há muito solicitados pela população, como os serviços dos Correios, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU e o programa e-poupatempo, que oferece acesso e orientação para a realização de serviços públicos disponíveis pela internet.

Da Assessoria de Comunicação do Poupatempo

(LRK)