Serviço: Acidente interdita circulação de trens em trecho da Linha D da CPTM

Foram disponibilizados ônibus para o transporte de passageiros no trecho afetado

seg, 15/07/2002 - 11h48 | Do Portal do Governo

Na madrugada desta segunda-feira, dia 15, por volta das 4h55, um trem de carga descarrilou próximo à Estação Rio Grande da Serra, impedindo o tráfego nas duas vias da Linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Uma composição de passageiros que trafegava pela via 1, sentido Barra Funda, abalroou um dos vagões de carga que estava fora dos trilhos na outra via. Com o choque, o carro comando do trem de passageiros também descarrilou. Nove pessoas, que ficaram levemente feridas, foram encaminhadas ao Pronto Socorro local e liberadas em seguida.

Devido ao acidente, a circulação dos trens da Linha A (Rio Grande da Serra-Barra Funda) foi interrompida nas duas vias, entre as estações de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. As duas vias continuam interditadas e não há previsão para liberação de circulação no trecho.

Às 5h15 foi acionada a operação PAESE (Programa de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que disponibilizou dez ônibus para fazer o transporte de passageiros entre as duas estações. Diariamente, cerca de 130 mil pessoas utilizam a Linha D (Rio Grande da Serra – Barra Funda) da CPTM. No horário de pico, entre às 5h45 e 7h45, esse número chega a 30 mil usuários. Um trem de passageiros neste horário transporta aproximadamente 1500 pessoas.