Serviço: Achados e Perdidos no Metrô já realizou mais de 2 mil devoluções

Após o prazo os objetos e valores não procurados, que estiverem em bom estado, são encaminhados ao Fundo Social

sex, 25/07/2003 - 15h30 | Do Portal do Governo

A Central de Achados e Perdidos do Metrô recebeu, de janeiro a junho de 2003, 6.410 documentos , encontrados ao longo do seu sistema , e devolveu 2.048 desses documentos aos seus donos .
Entre os 2.816 objetos encontrados, 335 foram devolvidos.

Os documentos e objetos encontrados são encaminhados para a Central de Achados e Perdidos e permanecem à disposição dos interessados por 60 dias. Após o prazo os objetos e valores não procurados, que estiverem em bom estado, são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo . Os documentos são distribuídos aos respectivos órgãos emissores.

Implantada em 1975, a Central de Achados e Perdidos é um dos serviços mais conhecidos, dos oferecidos pelo Metrô. Seu posto que inicialmente se localizava na Estação São Judas, a partir de 1981 começou a funcionar na Estação Sé o que trouxe uma maior facilidade de atendimento, tanto para usuários da linha Norte- Sul quanto para os da Linha Leste – Oeste.

O serviço consiste no recolhimento, armazenamento, controle e devolução de objetos, documentos e valores encontrados nas estações, terminais e trens do Metrô.

As consultas sobre documentos e objetos identificados podem ser realizadas através do telefone 3286-0111>/b>, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h e aos sábados das 9 às 15h, exceto feriados, ou pelo site www.metro.sp.gov.br.

Na Estação Sé, a Central funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18h, exceto feriados.

Na Estação Largo Treze, que atende à Linha 5 – Lilás, a Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, exceto feriados.

Caso raro

Um dos últimos acontecimentos que chamou atenção para a Central de Achados e Perdidos do Metrô aconteceu em fevereiro deste ano. Foi o caso do aposentado Mário Narciso que perdeu 708 reais na Estação Jardim São Paulo do Metrô, na Zona Norte da Cidade, e conseguiu recuperar a quantia na íntegra.

O dinheiro, encontrado por uma mulher, foi entregue a um funcionário da Estação que o encaminhou para o setor de Achados e Perdidos, na Estação Sé.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A