Sert: Programas de Ação e Educação formam 1.120 alunos em São José do Rio Preto

Cursos são mantido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, por meio do Programa Estadual de Qualificação

qui, 27/02/2003 - 10h32 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Sert


Mais 1.120 alunos participantes de cursos gratuitos do Programas de Ação e Educação (PAE) receberam nesta quarta, dia 26, seus diplomas de conclusão. Os cursos são mantido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), em parceria com o PAE, entidade não-governamental sem fins lucrativos da região de São José do Rio Preto.

A ação conjunta existe há três anos e oferece 43 cursos como hotelaria, artesanato, confecção, informática, jardinagem e alimentação. O objetivo é promover a qualificação profissional para trabalhadores dos municípios da região.

O PEQ já existe desde 1996. A capacitação é destinada a trabalhadores desempregados ou com risco de perder o emprego e também a empreendedores que pretendam abrir seu próprio negócio. As verbas provêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) por meio convênio com o governo federal.

O programa é sempre realizado em parceria com entidades da sociedade civil (sindicatos, organizações não governamentais, associações de bairro) e escolas técnicas como Centro Estadual Tecnológica Paula Souza, o Senai e o Senac.

(AM)