Sert: Programa de qualificação profissional atende 24 mil trabalhadores em 2003

Por meio da capacitação, Planteq pretende ampliar possibilidades de geração de renda e inserção no mercado

ter, 27/01/2004 - 17h34 | Do Portal do Governo

O Departamento de Qualificação Profissional está finalizando a execução do Plano Territorial de Qualificação (Planteq 2003) no âmbito do Plano Nacional de Qualificação com carga horária recorde de 120 horas, capacitando em média 24 mil educandos, com mais de 130 modalidades de ações.

O Planteq, executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio da Coordenação de Políticas de Emprego e Renda (CPER), tem como objetivo qualificar e requalificar o trabalhador, capacitando aqueles que fazem os cursos para ampliar as possibilidades de geração de renda e de inserção de forma diversificada no mercado de trabalho.

Para a elaboração do Planteq do Estado de São Paulo, optou-se por consultar as Comissões Municipais de Emprego sobre a ratificação ou não dos Planos Municipalizados elaborados para a realização do PEQ 2002. De posse destas informações, foi construído o Plantec de 2003.

As metas de 2003 foram definidas a partir dos Planos Municipalizados de Qualificação Profissional, elaborados com a participação da Comissão Estadual de Emprego e das Comissões Municipais de Emprego, representando um conjunto de municípios que totalizam 88,80% da PEA total do Estado.

O processo de seleção das instituições foi realizado por meio do Edital de Cadastramento publico no Diário Oficial do Estado, onde as parceiras do Plano Territorial de Qualificação foram apresentadas, por meio de documentação necessária para sua habilitação jurídica.

Para todas as instituições foi pedido um pré projeto, demonstrando a capacidade de execução, espaço físico, que foi comparado com às demandas das Comissões Municipais de Emprego.

Em 26 de novembro, com todas as análises já realizadas, o Departamento de Qualificação iniciou o processo de convocação das instituições que participaram de uma reunião técnica para a montagem do Plano de Trabalho. Na ocasião receberam um Manual de Orientação, elaborado pelo próprio Departamento.

Da Assessoria de Imprensa da
Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

(AM)