Sert: Programa de Auto-Emprego recebe quatro toneladas de potes de vidro para embalagem

Material será distribuído às pessoas que formarem empreendimentos, depois da conclusão dos cursos do PAE

sex, 13/02/2004 - 11h02 | Do Portal do Governo

O Programa de Auto-Emprego (PAE), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), recebeu a doação de quatro toneladas de potes de vidro para embalagem, da empresa francesa Saint-Gobain Vidros S.A. (Santa Marina), no valor de 4 mil reais, no dia 26 de janeiro.

Serão distribuídos gratuitamente às pessoas que formaram empreendimentos, depois de concluírem os cursos do PAE, produtores de doces, compotas, mel, temperos, entre outros.

Um dos principais focos da distribuição dos potes serão os empreendimentos do Projeto Cidadão do Presente, desenvolvidos nas regiões com menor índice de desenvolvimento humano. Uma delas é o Vale do Ribeira, interior do Estado, atuando em 10 de seus municípios (Apiaí, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Grande, Itaberá, Itapeva, Ribeira, Itapirapuã Paulista e Sete Barras), em parceria com a Sert, para beneficiar as famílias das crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Outros grupos formados pelo programa também receberão as doações.

A entrega dos vasilhames será feita neste mês pelos técnicos em Desenvolvimento Econômico e Social (TDES), que ministram os cursos.

Capacitação e organização

O PAE foi criado em outubro de 1996, por meio do termo de cooperação técnico-internacional com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação da ONU (FAO).

O objetivo do programa é contribuir para a diminuição do desemprego no Estado pela capacitação organizacional e profissionalizante de pessoas residentes em regiões carentes.

Gera ocupações produtivas e renda para trabalhadores desempregados e/ou subempregados, levando-os a se organizarem em empreendimentos viáveis e competitivos, empreendimentos populares, associações ou cooperativas.

Na primeira fase do projeto no Vale do Ribeira (de setembro a dezembro), foram formados 23 empreendimentos em diversas áreas, como apicultura, horticultura orgânica, compotas, doces e conservas.

SERVIÇO

Programa de Auto-Emprego (PAE)
Instituição gestora: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
Endereço: Av. Angélica, 2.582 – 9º andar – São Paulo – CEP 01228-200 -Tel. (11) 3311-1200

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)