Sert: Programa de Auto-Emprego forma cooperativa de catadores no Alto Tietê

Participaram do projeto os municípios de Poá, Suzano e Biritiba Mirim

qua, 04/08/2004 - 10h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, por meio do programa de Auto-Emprego (PAE) e a Cetesb (Secretaria do Meio Ambiente), em parceria com as Prefeituras Municipais de Poá, Suzano e Biritiba Mirim, desenvolveram importante ação no âmbito do projeto de Proteção e Conservação dos Mananciais de Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo: Alto Tietê Cabeceiras.

Foram estruturadas duas cooperativas e uma associação de catadores de materiais recicláveis, por meio do programa de Auto Emprego, visando o desenvolvimento da coleta seletiva nos três municípios, como parte de um conjunto de ações cujo objetivo é a redução, em 30%, do volume do lixo coletado e disposto em aterros sanitários da região.

O encerramento da primeira fase dos trabalhos foi no sábado, dia 31 de julho, com a formatura dos catadores que participaram do curso de gestão de negócios para coleta seletiva.

A capacitação dos catadores para a formação das cooperativas é baseada em metodologia específica que tem como princípio aprender fazendo. O desenvolvimento das aulas se deu de forma dinâmica e participativa, alternando conteúdos teóricos organizacionais e ferramentas de gestão, além de práticas profissionais específicas voltadas á coleta seletiva.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Emprego e Relações do
Trabalho
V.C.